Webradios universitárias: realidades, desafios e possibilidades para a educomunicação
Resumen
O presente projeto de pesquisa volta-se para a temática das Rádios Universitárias das Universidades Federais do Brasil, classificadas como webradios. A questão que se pretendeu investigar é como se dão os processos e estratégias comunicacionais e educacionais no espaço multimídia, ou seja, como as rádios universitárias convergem entre os campos da comunicação e da educação, na perspectiva do paradigma educomunicativo? A partir disso, o objetivo geral foi investigar os processos comunicativos e educativos no espaço multimídia das webradios das Universidades Federais do Brasil, ou seja, como as rádios universitárias convergem entre os campos da comunicação e da educação. Já os objetivos específicos foram: a) mapear as webradios das universidades federais do Brasil; b) conhecer os usos, as apropriações, interações, as temáticas, os formatos e as funções das rádios na internet e c) analisar a especificidades das webradios na internet a partir dos seus respectivos sites. A pesquisa é de natureza exploratória, caracterizada como quali-quantitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados o questionário on-line hospedado no Typform, enviado aos coordenadores das rádios web, no qual contém perguntas abertas e fechadas. Além disso, é feita uma análise dos sites das rádios a partir dos critérios de usabilidade das homepages. O corpus da pesquisa é integrado pelas oito webradios existentes nas Universidades Federais do Brasil. Podemos concluir que as rádios se caracterizam, na maioria das vezes, como pedagógicas e educativas, sendo os principais benefícios da prática radiofônica a aprendizagem acadêmica e o contato com a comunidade. Algumas dificuldades encontradas pelas webradios foram a adaptação ao formato na web e a falta de incentivos e investimentos das universidades.