Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
Date
2016-09-26Metadata
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O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), isto é, usa e gerencia efetivamente tecnologias digitais, tais como computador, celulares e vídeo games a seu favor. Nesse sentido, materiais didáticos nem sempre chamam a atenção desses jovens alunos, sendo a aprendizagem por meio desses, muitas vezes, desmotivadora, já que tecnologias emergentes atraem muito mais a atenção dos alunos (REIS, 2015). Dessa forma, considerando a mudança de paradigmas que a escola está vivendo e, a partir da necessidade de como professora de Língua Inglesa compreender como o uso dos jogos digitais pode ser explorado no ensino e na aprendizagem de línguas, investigamos jogos digitais educacionais com base nos princípios de aprendizagem elaborados por Gee (2005) e elaboramos uma proposta pedagógica orientada na concepção de abordagem de ensino de línguas proposta por Almeida Filho (2002), no ciclo de produção de material didático digital (REIS; GOMES, 2014), nos princípios da pedagogia de gêneros e multiletramentos (ROSE; MARTIN, 2012; COPE; KALANTZIS, 2015) e no design de atividades, utilizando jogos, sugerido por Reinhardt (2011 apud SYKES, 2013). Assim, a presente investigação foi uma pesquisa-ação desenvolvida na linha de pesquisa em gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, no programa de mestrado profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, a qual foi realizada com alunos de língua estrangeira, no contexto universitário, em disciplina regular do curso de Letras-Inglês. Os dados foram coletados por meio de observação-participante por parte da professora-pesquisadora e da aplicação de instrumentos tais como questionários de diagnóstico e avaliação, filmagens e atividade em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados apontam como produto final uma proposta pedagógica que corrobora com o uso de jogos digitais educacionais no ensino de línguas para potencializar a aprendizagem de vocabulários e o aperfeiçoamento da Língua Inglesa, bem como a prática de multiletramentos dos alunos, a qual denominamos como ciclo de Ensino de Línguas com Jogos Digitais Educacionais, que contempla sete etapas (Análise do contexto; Analise do jogo; Planejamento das atividades; Prática em jogo; Prática em conjunto; Prática de atividades; e Avaliação). Acreditamos que a partir dessa proposta, professores de línguas poderão favorecer sua prática pedagógica ao inserir jogos digitais educacionais em contexto escolar, desenvolvendo assim um ensino contemporâneo que condiz com a realidade do aluno de hoje.