Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Inês Farias
dc.creatorAssumpção, Paula Gabrieli Santos de
dc.date.accessioned2015-09-29T15:15:54Z
dc.date.available2015-09-29T15:15:54Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1071
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present work presents a teaching strategy for the derivative concept through a didactic sequence, using the software GeoGebra as a support tool. Some aspects regarding the insertion of technological resources in the classroom are highlighted, among them: a quick historical review in national scale, considerations about the use of computers in the teaching process and the new roles for teachers and students. To assist the design of the didactic sequence there is an analysis of the Integral and Differential Calculus subject teaching, showing the predominance of the traditional way, focusing memorization, techniques use, rules and algorithms. This procedure contributes for the high levels of failures and abandons in Calculus. The didactic sequence proposed here aims to help in the Calculus teaching process, more specifically the derivative study. Besides, we searched for theoretical basis in the Conceptual Field Theory developed by Vergnaud that considers the conceptual learning conditions. The didactic sequence was divided into three blocks as follow: the tangent line to the curve; speed and derivative function respectively. In these activities with the help of GeoGebra we tried to mix mathematical knowledge and technological resources and, at the same time, create conditions to discuss geometrical and algebra aspects, one giving support to the other.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDerivadapor
dc.subjectCálculo diferencial e integralpor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.titleIntrodução ao estudo de derivada: uma sequência didática com o uso do software GeoGebrapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de ensino para o estudo do conceito de derivada através de uma sequência didática, utilizando-se como ferramenta de apoio o software GeoGebra. Destacam-se alguns aspectos pertinentes à inserção de recursos tecnológicos em sala de aula, entre eles: um breve histórico em âmbito nacional, reflexão sobre o uso do computador na educação e novas atribuições para professor e aluno. Para subsidiar a elaboração da sequência didática apresenta-se uma análise do ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, apontando-se para a predominância do ensino tradicional, onde percebe-se a valorização da memorização, da aplicação de técnicas, regras e algoritmos. Este procedimento contribui para ter-se elevados índices de reprovação e de desistência em disciplinas de Cálculo. A sequência didática proposta pretende-se auxiliar no processo de ensino da disciplina de cálculo, em particular no estudo de derivada. Além disso, buscou-se subsídios teóricos na Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Vergnaud, que leva em conta as condições da aprendizagem conceitual. A sequência didática foi dividida em três blocos tratando dos seguintes assuntos: reta tangente a uma curva; velocidade e função derivada, respectivamente. Nestas atividades procurou-se, com o apoio do aplicativo GeoGebra entrelaçar conhecimentos matemáticos com recursos tecnológicos e, ao mesmo tempo, proporcionar condições de discutir aspectos geométricos e algébricos complementando-se um ao outro.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples