A formação continuada na gestão escolar da rede municipal de Santa Maria
Abstract
Considerando as políticas públicas de apoio à gestão escolar, compreende-se o gestor enquanto agente de integração da comunidade escolar, preocupado com seu papel ante as exigências contemporâneas. Assim, entende-se como necessária a oferta de capacitação e suporte para o exercício de suas atividades. Nesse sentido, investigou-se a capacitação oferecida sistemática e gratuitamente pela secretaria de educação aos gestores de Santa Maria para que exerçam suas atividades com autonomia, e analisou-se a pertinência da formação oferecida pela entidade gestora ante as necessidades da realidade escolar sob a perspectiva dos sujeitos gestores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de estudo de caso, por meio da qual se confirmou que a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza cursos de capacitação continuada a seus gestores de forma sequencial, buscando manter uma linearidade na organização dos trabalhos, e incentiva algumas práticas democráticas, como a eleição direta e a participação dos gestores na escolha das temáticas trabalhadas nos cursos de capacitação. No entanto, incentiva a reeleição de seus gestores que atinge índices acima do recomendado e a participação voluntária dos mesmos gestores deixa a desejar e abre espaço para se questionar a necessidade de uma formação obrigatória e de um acompanhamento mais consistente por parte da secretaria mantenedora, que possa fornecer dados mais precisos a respeito da qualidade das ações escolares, das dificuldades vivenciadas pelos gestores e que permita uma cooperação maior entre escolas e secretaria.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1012]