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dc.contributor.advisorPerez, Reginaldo Teixeira
dc.creatorBento, Rosane
dc.date.accessioned2015-10-23T13:02:02Z
dc.date.available2015-10-23T13:02:02Z
dc.date.issued2011-07-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1095
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Sociedade, Violência e Juventude em Risco, RS, 201por
dc.description.abstractThis work of completion of the course focuses on understanding and knowing how to live the young people still resist, even living in extreme situations, walled by discrimination and violence, where fear can go to extremes, it still aims to be a social subject staying as long as possible in schools, making sense of their juvenile condition. The work is about young people resilient urban periphery of Porto Alegre isalso the result of the results of my practice of 31 years of conducting class and 12 years as an educator in the socio- FASE RS, working respectively in the village and Mário Quintana in Vila Cruzeiro, both on the outskirts of Porto Alegre. Shows how it was possible to see how the young assimilates, receives and develops information produced by their socio-cultural experiences and all their knowledge, even subjective. The work highlights the fact of the importance of the school as a place capable of creating monitoring mechanisms leading to ideas of respect and dignity and their roleof rehabilitative work rehabilitation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJuventude em riscopor
dc.subjectResiliência em educaçãopor
dc.subjectRessocializaçãopor
dc.titleJovens resilientes da periferia urbana de Porto Alegre - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationSociedade, Violência e Juventude em Riscopor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão do curso preocupa-se em compreender e conhecer como vivem os jovens que ainda resistem, mesmo vivendo em situações limites, murados pela discriminação e violência, onde o medo pode chegar a extremos, ele ainda se propõe a ser um sujeito social permanecendo o maior tempo possível na instituição escolar, dando sentido a sua condição juvenil. O trabalho é sobre os jovens resilientes da periferia urbana de Porto Alegre, é resultado também de resultados da minha prática profissional de 31 anos de regência de classe e de 12 anos como agente sócio educadora na FASE-RS, trabalhando respectivamente na Vila Mário Quintana e na Vila Cruzeiro, ambas da periferia de Porto Alegre. Mostra como foi possível constatar como o jovem assimila, recebe e desenvolve informações produzidas pelas suas vivências sócio culturais e todos os seus saberes, mesmo que subjetivos. O trabalho atenta para o fato da importância da instituição escolar, como local capaz de criar mecanismos de acompanhamento resultando em ideias de respeito e de dignidade e sua função reabilitadora de trabalho de ressocialização.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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