Quando o patrimônio é uma imagem que quebra: políticas de acesso e preservação de coleções fotográficas de negativos de vidro
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2012-03-16Metadatos
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Parte do patrimônio cultural brasileiro encontra-se disperso em arquivos, museus e
bibliotecas, todos centros de memória com um objetivo comum: coletar, preservar e colocar
a memória da sociedade à disposição de usuários e pesquisadores. Nos arquivos, os
suportes materiais são os mais diversos: documentos manuscritos, audiovisuais, sonoros,
bibliográficos. Este estudo deteve-se a investigar, dentro do universo dos acervos
fotográficos, um suporte documental específico o negativo de vidro. Inventado em 1848, o
negativo de vidro foi o principal suporte documental das imagens fotográficas no mundo até
1888, quando foi inventado o negativo em película flexível. Portanto, as fontes visuais de
informação sobre a história brasileira da segunda metade do século XIX existem porque
neste período o suporte existente para a sensibilização da imagem era a chapa de vidro. Foi
nela que as imagens do final do Brasil Império e do início do Brasil República foram
produzidas, por pesadas câmeras fotográficas de madeira - as famosas lambe-lambe. A
importância do suporte documental negativo de vidro como fonte de pesquisa sobre a
história mundial e brasileira foi comprovada mediante incursões na literatura e investigações
em acervos fotográficos brasileiros. Verificou-se que a fotografia constitui-se em poderoso
veículo de comunicação visual, além de seu valor como fonte de informação e como
patrimônio documental. Esta premissa, por sua vez, impõe as instituições culturais
custodiadoras deste tipo documental a necessidade de definir políticas específicas para as
mesmas. À luz dos conceitos sobre preservação, acesso e difusão, os quais se constituíram
nos referenciais teóricos; e situando cronologicamente a invenção dos diversos processos
fotográficos, esse estudo analisou políticas de preservação e acesso adotadas por centros
de documentação fotográfica detentoras de negativos de vidro com base naquelas
identificadas em duas instituições culturais com semelhanças nos acervos preservados e
nos objetivos e metas institucionais, porém, com diferenças climáticas devido a sua
localização geográfica - nas regiões Sul e Nordeste do Brasil. Ratificou-se a importância das
funções arquivísticas: a preservação e conservação preventiva para aumento da
longevidade dos documentos; o acesso - a necessidade de elaboração de instrumentos de
pesquisa para garantir o alcance ao conteúdo das imagens; e a difusão cultural, editorial e
educativa. Permeando tudo isto, a necessidade da existência de programas como
planejamentos contínuos as políticas. Como fruto deste estudo foi produzido o produto
final exigido em mestrados profissionalizantes - um manual contendo os procedimentos
adequados para a preservação do documento fotografia, especificamente no suporte
documental negativo de vidro, que pretende orientar arquivistas, conservadores,
historiadores, bibliotecários, museólogos e outros profissionais, nas ações pertinentes a
conservação preventiva, preservação e restauração de imagens sobre este suporte
documental.