Análise tipológica e descrição arquivística: um olhar para a história da desapropriação de terras na construção do campus da UFSM
Abstract
Os arquivos universitários preservam documentos que são testemunhos da
memória institucional, servindo de apoio à administração e as atividades de ensino,
pesquisa e extensão. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o
Departamento de Arquivo Geral (DAG) é o órgão responsável pela preservação do
patrimônio arquivístico e dessa forma busca desenvolver ações e atividades para
garantir o tratamento o acesso à informação pública. Neste contexto, insere-se esta
pesquisa com o objetivo de descrever os documentos decorrentes da
desapropriação de terras, que deram origem a construção da primeira fase do
campus da UFSM. Este conjunto documental faz parte do acervo dos bens imóveis
da universidade custodiado pelo Departamento de Arquivo Geral. Foram
constituídos a partir do decreto nº. 267, de 1º de dezembro de 1961, que declara de
utilidade pública para desapropriação de terras referente às Glebas de número 1 a
11, destinadas a localização e instalação dos institutos da então Universidade de
Santa Maria. O trabalho constituiu-se numa pesquisa descritiva, com abordagem
qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação direta e a
análise documental. Os princípios teóricos da Diplomática, Tipologia Documental e
Análise Tipológica fundamentaram o estudo que possibilitou a descrição arquivística
com embasamento na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE).
Como resultado da pesquisa é apresentado um catálogo dos documentos foco
deste estudo.