Análise tipológica documental em uma universidade brasileira
Abstract
A Universidade se sustenta em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. E para atender estas três funções são produzidos e recebidos muitos documentos de diferentes suportes, os quais servem de prova das ações que são promovidas. Os dossiês dos alunos de graduação em uma Universidade brasileira, objeto de análise dessa pesquisa, reúnem os documentos originados durante a vigência do vínculo do aluno com a instituição e se configura como essencial no contexto de desenvolvimento da função ensino. A identificação tipológica dos documentos que compõem o dossiê dos alunos de graduação em uma Universidade brasileira é o objetivo norteador dessa pesquisa. E para atingi-lo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas e documentais que permitiram desenvolver a construção de um modelo de análise tipológica dos documentos que compõem o dossiê do aluno. Ficando essa análise apresentada da seguinte forma: a contextualização do conjunto documental estudado; a identificação das funções geradoras dos documentos que compõem o dossiê do aluno de graduação; e a análise tipológica de dois dossiês dos alunos de graduação. O término dessa pesquisa permitiu entender a relevância dos dossiês dos alunos de graduação para a Universidade, bem como a verificação de alguns problemas que interferem no atendimento da função do dossiê, que são: a falta de comunicação entre as áreas e unidades administrativas; e a falta de definição dos documentos que deverão compor o dossiê do aluno. Como resultado da pesquisa pode-se perceber a dispersão e fragmentação do conjunto documental estudado e estabelecer algumas justificativas para essa dispersão.
Collections
- Gestão em Arquivos - EaD [245]