Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
Resumo
Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como, para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo de caso (três professores do Curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação dos documentos e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: Pré-análise, Descrição e Interpretação Referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas alterações, perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de categorias como: Currículo como imposição; Realidade local e organizacional e, Ensino das Artes Visuais como centro de transformação.
Coleções
- Gestão Educacional [294]