dc.contributor.advisor | Castanho, Denise Molon | |
dc.creator | Bello, Rosilaine Zoch | |
dc.date.accessioned | 2015-11-12T14:00:45Z | |
dc.date.available | 2015-11-12T14:00:45Z | |
dc.date.issued | 2009-11-21 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1118 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização de Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at investigating a proposal of human resources training in
records management at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), using as
technological tool a Virtual Environment for Teaching and Learning (AVEA in
Portuguese). The research was classified as applied with a qualitative approach
because it focuses on the acquisition of knowledge about the AVEA, specifically
about the Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) to
subsidize the course proposition. To do so, we use the techniques and instruments
for bibliographic research to the reading, analysis and interpretation of the material
already published in books, theses and dissertations, scientific articles and, at
specialized internet sites. The ideas vary from author to author and the referential for
a Distance Higher Education in Brazil which was elaborated by the Distance
Education Secretary from the Ministry of Education made it possible to plan and to
implement a Distance Course using the Moodle platform. This platform is being used
at UFSM in the development of under-graduation and graduation distance courses
and, the studies carried out demonstrate the feasibility of offering training courses to
the University staff that is involved in the production, use and management of
institutional documents, thus promoting favorable actions towards the implementation
of a File System for UFSM. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | AVEA (Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem) | por |
dc.subject | Capacitação de recursos humanos | por |
dc.subject | Gestão arquivística | por |
dc.title | Estudo de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem para capacitação de recursos humanos em gestão arquivística na UFSM | por |
dc.title.alternative | A study of a virtual teaching and learning environment applied to the training of human resources in records management at UFSM | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como principal objetivo investigar uma proposta de
capacitação de recursos humanos na área arquivística para a UFSM, utilizando-se
como ferramenta tecnológica um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizado (AVEA). A
pesquisa foi classificada como aplicada com abordagem qualitativa porque objetiva
adquirir conhecimento sobre AVEA, mais especificamente o Moodle, para subsidiar
a proposição do curso. Para tanto, utilizou-se das técnicas e instrumentos da
pesquisa bibliográfica para leitura, análise e interpretação de materiais já publicados
em livros, artigos científicos, dissertações e teses e em sites da Internet. As idéias
de diferentes autores e o referencial de educação superior a distância no Brasil
elaborado pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação
possibilitaram o planejamento e construção de um curso na modalidade a distância,
utilizando-se a plataforma Moodle. Esta plataforma encontra-se em pleno
funcionamento na Universidade no desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação e os estudos demonstraram a viabilidade de oferecimento de cursos de
capacitação direcionado aos servidores envolvidos na produção, uso e arquivamento
de documentos institucionais o que promove ações favorecedoras a implantação do
Sistema de Arquivos da UFSM. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |