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dc.contributor.advisorKoff, Rogério Ferrer
dc.creatorBaron, Jeane
dc.date.accessioned2015-11-13T12:52:02Z
dc.date.available2015-11-13T12:52:02Z
dc.date.issued2006-12-18
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1124
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática, RS, 2006.por
dc.description.abstractIn the 70’s, the brazilian tele dramaturgy begin to be estructured by the realism mixed to the already stabilished melodrama. Allied to the realism, in the 80’s there’s the Social Merchandising, which is the insertion of social and controversy themes to the fictional universe of the plot, giving the space to debate about social relations. This research presents the insertion of HIV positive characters on the brazilian tele dramaturgy, the ways of contagion and the profiles of which one of this characters, linking these informations to the HIV historic and the struggle against SIDA. So, this is an attempt to discuss how the brazilian tele dramaturgy use SIDA on their themes, confirming or not the propose of being beliavable.eng
dc.description.abstractA comienzos de la década de 1970, la tele dramaturgia brasileña empieza su estructuración con base en el realismo mezclado con, lo ya entonces consolidado, melodrama. Junto al el realismo, en la década de 1980, ha surgido la comercialización del merchandising social, que es la inserción de las temáticas sociales y polémicas en el universo ficticio de la trama, confiriendo a la tele dramaturgia un debate de las relaciones sociales. Esta investigación presenta las inserciones de los personajes soropositivos en la tele dramaturgia brasileña, las formas de contagio presentadas y el perfil de cada uno de los personajes, asociando tal información a la descripción del VIH y las campañas del combate al SIDA. Así, buscase discutir como la tele dramaturgia brasileña ven insiriendo el tema del SIDA en su temática, confirmando, o no, la propuesta de volverse verosímil.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeledramaturgia brasileirapor
dc.subjectMerchandising socialpor
dc.subjectAIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)por
dc.titleMerchandising social na teledramaturgia brasileira: o caso da aidspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationComunicação com ênfase em Comunicação Midiáticapor
dc.description.resumoA partir da década de 1970, a teledramaturgia brasileira passou a ser estruturada a partir do realismo mesclado ao já então consolidado melodrama. Aliado ao realismo, na década de 1980 surgiu o merchandising social, que é a inserção de temas sociais e polêmicos no universo diegético da trama, conferindo à teledramaturgia um espaço para debater sobre as relações sociais. Esta pesquisa apresenta as inserções de personagens soropositivos na teledramaturgia brasileira, as formas de contágio apresentadas e os perfis de cada um destes personagens, associando tais informações ao histórico do HIV e às campanhas de combate à AIDS. Assim, busca-se discutir como a teledramaturgia brasileira vem inserindo o tema da AIDS na sua temática, confirmando ou não a sua proposta de ser verossímil.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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