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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorZawaski, Josiane de Oliveira Pinto
dc.date.accessioned2017-07-27T13:19:44Z
dc.date.available2017-07-27T13:19:44Z
dc.date.issued2016-09-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11261
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present research sought to problematize teaching in children 's education by listening to professionals who work in the context of the municipal schools of São Borja - RS. The study was developed during the course of Specialization in Teaching in Child Education offered by the Federal University of Santa Maria, from 2014 to 2016, in the city of Ijuí - RS. The methodology adopted was of a qualitative character, being configured as a case study, which includes the contextualization of the study, the literature review on the subject and the application of a semistructured questionnaire with the professionals who act as teachers in the researched school. The data produced were analyzed as reference, studies and research carried out by students of childhood, among them cito Ariés (1981), Kramer (1995), Oliveira (2010, 20110), among others. Such analyzes show that the municipal network surveyed does not have the position of a child education teacher and, therefore, the teaching is carried out by professionals called "Atendimento Recreacionista". Although they have the minimum training required for performance, namely, Normal, the professionals interviewed demonstrate dedication by the profession. However, they report that they feel devalued because although they act as teachers, they are called as recreationalists, and therefore, do not justify the availability of workload for planning purposes of the pedagogical work that they perform. Another factor evidenced by listening to educators and documents that guide children's education in the context researched is the need to value these professionals by guaranteeing the spaces of continuing training in service as well as the need to implement policies to value professionals Who act as teachers in municipal schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação continuada em serviçopor
dc.subjectDocência na educação infantilpor
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectContinuing education in serviceeng
dc.subjectTeaching in early childhood educationeng
dc.titleAtendentes - recreacionistas ou docentes? reflexões acerca da docência na educação infantil a partir do estudo realizado em São Borja - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou problematizar a docência na educação infantil a partir da escuta de profissionais que atuam no contexto das escolas municipais de São Borja - RS. O estudo foi desenvolvido no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2014 a 2016, na cidade de Ijuí – RS. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, configurando-se como um estudo de caso, o qual inclui a contextualização do estudo, a revisão de literatura acerca do tema e a aplicação de questionário semiestruturado com as profissionais que atuam como docentes na escola pesquisada. Os dados produzidos foram analisados utilizado como referênciais, os estudos e pesquisas realizados por estudiosos/as das infâncias, entre os quais cito Ariés (1981), Kramer (1995), Oliveira (2010, 20110), entre outros. Tais análises evidenciam que a rede municipal pesquisada não possui o cargo de professor de educação infantil e, portanto, a docência é exercida por profissionais denominados como “Atendente Recreacionista”.Embora possuam a formação mínima exigida para atuação, a saber, o Ensino Médio - Normal, as profissionais entrevistadas demonstram dedicação pela profissão. Todavia, relatam que se sentem desvalorizadas pois apesar de atuarem como docentes, são denominadas como atendentes recreacionistas e, portanto, não fazem jus a disponibilidade de carga horária para fins de planejamento do trabalho pedagógico que realizam. Outro fator evidenciado a partir da escuta das educadoras e de documentos que balizam a educação infantil no contexto pesquisado é a necessidade de valorização de tais profissionais mediante a garantia dos espaços de formação continuada em serviço bem como a necessidade de implementação de políticas de valorização dos profissionais que atuam como docentes nas escolas municipais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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