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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorBrandli, Dilene Rigodanzo
dc.date.accessioned2017-07-27T14:39:30Z
dc.date.available2017-07-27T14:39:30Z
dc.date.issued2016-09
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11264
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe present research is related to the Specialization in Teaching in Early Childhood Education at the Federal University of Santa Maria – RS, developed at the headquarters of UNIJUÍ in the city of Ijuí – RS. This work is the result of research conducted in the Municipal Public Educational System, addressing the theme: "IMPLEMENTATION OF CURRENT PUBLIC POLICIES FOR EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN IJUI MUNICIPALITY – RS: ACCESS AND QUALITY" that came from reflections about demand in schools for children aged 0 to 5 years old in kindergarten and ensuring access to quality school. The research was conducted in the network of municipal public education in Ijuí, and to subsidize research in data collection, the individuals involved, who collaborated on the study were: the President of the Municipal Board of Education, the Municipal Secretary of Education and the Investment Managers (directors) of schools that cater to Early Childhood Education. The methodology used for data collection was the qualitative research, being developed through an interview. Of the subjects participating in the research, there was the participation and involvement of 40% of the management of childhood education schools and 60% of management of primary schools and the Municipal Secretary of Education. It is important to highlight the importance of participation was free and spontaneous, because through data it was possible to conduct a study of access and quality of care in early childhood education in Ijuí.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectAcessopor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectPublic policyeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectAccesseng
dc.subjectQualityeng
dc.titleA implementação das atuais políticas públicas para a educação infantil no município de Ijuí - RS: acesso e qualidadepor
dc.title.alternativeImplementation of current public policies for early childhood education in the municipality of Ijuí – RS: access and qualityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoA pesquisa que se apresenta é referente ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal de Santa Maria/RS, desenvolvido na sede da UNIJUÍ, na cidade de Ijuí/RS. O presente trabalho é resultado da pesquisa realizada na Rede Pública Municipal, abordando o tema: “A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE IJUÍ/RS: ACESSO E QUALIDADE”, que surgiu de reflexões acerca da demanda em busca de vagas na faixa etária de 0 a 5 anos de idade na Educação Infantil e da garantia ao acesso em escola de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida na rede de ensino pública municipal de Ijuí/RS, e para subsidiar a pesquisa na coleta de dados, os sujeitos envolvidos, que colaboraram com este estudo foram: o Presidente do Conselho Municipal de Educação, o Secretário Municipal de Educação e as Gestoras (diretoras) das escolas que atendem a Educação Infantil. A metodologia empregada para o levantamento de dados foi a pesquisa qualitativa, sendo desenvolvida através de uma entrevista. Dos sujeitos participantes da pesquisa, houve a participação e o envolvimento de 40% das gestoras das escolas de Educação Infantil e 60% das gestoras das escolas de Ensino Fundamental e do Secretário Municipal de Educação. É importante destacar a importância da participação que foi de forma livre e espontânea, pois através dos dados obtidos foi possível realizar uma amostragem de como está o acesso e a qualidade desse atendimento na rede municipal de Ijuí/RS.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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