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dc.contributor.advisorKrum, Myrian Cunha
dc.creatorRabuske, Aline Maria
dc.date.accessioned2017-08-01T11:47:27Z
dc.date.available2017-08-01T11:47:27Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11283
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractStudies on the political - pedagogical project schools have increased in recent years among researchers, teachers, administrators and educational institutions, as well as being very keen on educational policies in pursuit of a quality education. The legislation establishing that its construction should be through a democratic process highlighting the participation of all. The reality of rural schools brings a deep reflection on the democratic management defended the regulations. Therefore, this monograph investigates teachers' knowledge and direction of a school field with respect to political- pedagogical project. Having described as specific as the construction of PPP occurs in school goals; identifying conceptions that teachers have and point out the actions taken by the school management to knowledge and implementation of the political- pedagogical project, identify the challenges encountered and the possibilities for this construction is truly democratic and participatory in a school field . The methodology we used a qualitative approach whose research instrument was a questionnaire addressed to teachers and direction of a field school in the municipality of Lagoa Bonita Sul / RS, in the period 15-30 October 2013.Com this work can be seen that in schools the constant change of teachers is reality and it ends up hurting the quality of education because teachers fail to understand and put into practice the political - pedagogical project that the school operates. Insufficient action by the school principal to provide knowledge and assessment of PPP teachers. Regarding the questionnaire applied to school administration can be seen that this constant exchange of teachers , lack of knowledge of PPP and little active participation of the school and local communities in school decisions become challenges to implement democratic management. However, teachers indicated the absence of more specific actions which contribute to this existing gap between family and school that is characteristic of the majority of rural schools. Thus there was a need for managers prepared with knowledge of educational public policies and also the reality of the local community to develop activities that meets the needs and expectations of existing regional culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectDocentespor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleProjeto político-pedagógico: desafios encontrados para a elaboração numa escola do campopor
dc.title.alternativePolitical-pedagogical project: challenges for found in preparation school fieldeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEstudos sobre o Projeto político-pedagógico das escolas têm aumentado nos últimos anos entre pesquisadores, professores, gestores e instituições de ensino, além de ser muito defendido nas políticas educacionais na busca de uma educação de qualidade. A legislação institui que sua construção deve ser através de um processo democrático destacando a participação de todos. A realidade das escolas do campo traz uma reflexão profunda sobre a gestão democrática defendida nas legislações vigentes. Portanto, esta monografia buscou investigar o conhecimento dos professores e direção de uma escola do campo com relação ao Projeto políticopedagógico. Tendo como objetivos específicos descrever como ocorre a construção do PPP na escola; identificar a concepção que os professores têm e apontar as ações desenvolvidas pela direção escolar para o conhecimento e execução do Projeto político-pedagógico; identificar os desafios encontrados e as possibilidades para que esta construção seja realmente democrática e participativa numa escola do campo. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujo instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado junto aos professores e direção de uma escola do campo, do município de Lagoa Bonita do Sul/RS, no período de 15 a 30 de outubro de 2013.Com este trabalho pode-se observar que nas escolas a troca constante de professores é realidade e isto acaba prejudicando a qualidade do ensino, pois os docentes não conseguem conhecer e por em prática o Projeto político-pedagógico da escola que atua. Faltam ações por parte do diretor escolar para oferecer conhecimento e avaliação do PPP aos professores. Quanto ao questionário aplicado a direção escolar pode-se observar que esta troca constante de docentes, a falta de conhecimento do PPP e a pouca participação ativa das comunidades escolar e local nas decisões escolares tornam-se desafios para pôr em prática uma gestão democrática. Entretanto, os professores, indicaram a falta de ações mais pontuais o que contribui para este distanciamento existente entre família e escola que é característica da maioria das escolas do campo. Desta forma observou-se a necessidade de gestores preparados que possuam conhecimento das políticas públicas educacionais e também da realidade daquela comunidade local para desenvolver atividades que vem ao encontro das necessidades e expectativas da cultura regional existente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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