Mostrar registro simples

dc.creatorDornelles, Carla Patricia Noronha
dc.date.accessioned2017-08-01T12:01:24Z
dc.date.available2017-08-01T12:01:24Z
dc.date.issued2016-08-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11285
dc.description.abstractIn the late 1970s and throughout the 1980s the popular movements reorganize themselves bringing to the fore the need to rethink the agricultural model and present solutions to the crisis of industrial agriculture. In this context arises the movement of alternative agriculture that, in the 1990s, takes Agroecology as a benchmark for its acting. So, it put for this movement the challenge of building a new agriculture (more sustainable), which required the creation of new references.This research seeks to understand the determinants and dynamics of references generation processes within agroecological NGOs. Specifically, it covers: Identify and analyze the importance attached by agroecological NGOs to referrals generation; Characterize the nature of the references constructed by agroecological NGOs; and describe the conditions and the dynamics of referrals generation process by agroecological NGOs from a case study. To meet these purposes was carried out a literature review aimed to characterize the historical context and understand the institutional mission of agroecological NGOs and the importance of the generating references on it, systematic review of articles published in Agroecology y Desarrollo and Agriculturas magazines with a view to identifying the nature of the generated references and case study of CETAP (RS) to describe the conditions and the dynamic of the generation of references. The research suggests the need to interpret the references generation as a social and dymamic learning process that occurs in the agroecological network.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectAgricultura alternativapor
dc.subjectCETAPpor
dc.subjectOrganização não governamental (ONG)por
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectAlternative agricultureeng
dc.subjectNGOeng
dc.titleAprendizagem sobre aprendizagem no âmbito das ONGs agroecológicas: o caso do CETAPpor
dc.title.alternativeLearning about learning within agroecological ongs: the CETAP caseeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo final da década de 1970 e durante toda a década de 1980 se reorganizam os movimentos populares, trazendo à tona a necessidade de se repensar o modelo agrícola e apresentar soluções para a crise da agricultura industrial. Neste contexto nasceu o movimento da agricultura alternativa que, na década de 1990 assumiu a Agroecologia como referencial para sua atuação. Assim, se colocou para esse movimento o desafio de construir uma nova agricultura (mais sustentável), o que requeria a geração de novos referentes. A presente pesquisa procurou compreender os condicionantes e a dinâmica dos processos de geração de referentes no âmbito das ONGs agroecológicas. Especificamente, abrangeu: Identificar e analisar a importância concedida pelas ONGs agroecológicas à geração de referentes; Caracterizar a natureza dos referentes gerados pelas ONGs agroecológicas; e Descrever os condicionantes e a dinâmica do processo de geração de referentess pelas ONGs agroecológicas a partir de um estudo de caso. Para atender esses propósitos foi realizada revisão bibliográfica visando a caracterização do contexto para compreensão da importância da geração de referências frente a missão institucional das ONGs agroecológicas, analise sistemática de artigos publicados nas revistas Agroecologia y Desarrollo e Agriculturas com vistas a identificação da natureza dos referentes gerados e estudo de caso do CETAP (RS) para descrever os condicionantes e a dinâmica do processo de geração de referentes. A pesquisa propõe a necessidade de interpretar a construção de referentes como processo que se dá no movimento, e que está em permanente movimento fruto de aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Diesel, Vivien
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9100511027348805por
dc.contributor.referee1Wizniewsky, José Geraldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8502017453675807por
dc.contributor.referee2Cassarino, Julian Perez
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068480957111745por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221323479315335por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAgronomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Extensão Ruralpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International