dc.contributor.advisor | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira | |
dc.creator | Nunes, Letícia da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T12:08:45Z | |
dc.date.available | 2017-08-03T12:08:45Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11291 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015 | por |
dc.description.abstract | This article features the account of an experience lived during the observation/intervention internship, conducted in Sociology course, in High School classes, regular modality, from state public schools of Montenegro, for approximately thirty days. The study leads Sociology in High School course, like a prospecting rescue, as a tool able to help, from elucidation and comprehension of society reality, as well as in relation to the Law, such as a way of building knowledge from action and reflection to reach the assimilation of content and possible changes. It has as goal the educational practice by using methodological techniques, applied through analysis of videos and/or documentaries, consolidatingon interdisciplinary for the construction of knowledge, thus, experiencing and discuss the general issues involving society and education, as well as understand which skills are required for professors, once I did not have the privilege of teaching practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ação e reflexão | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Action and reflection | eng |
dc.subject | Law | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Sociology | eng |
dc.title | Ensino de sociologia e direitos humanos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encantado, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo caracteriza o relato da experiência vivenciada durante o estágio de observação/intervenção, realizado na disciplina Sociologia, em turmas do Ensino Médio, modalidade normal, na rede pública estadual da cidade de Montenegro, durante o lapso temporal aproximado de trinta dias. O estudo conduz a disciplina Sociologia no Ensino Médio, como uma prospecção resgatadora, como uma ferramenta capaz de contribuir, a partir do esclarecimento e da compreensão da realidade da sociedade, assim como, com relação ao Direito, como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão para chegar à assimilação de conteúdos e possíveis mudanças. Tem por objetivo compor a prática pedagógica a partir do uso de procedimentos metodológicos, operacionalizado mediante a análise de vídeos e/ou documentários, consolidando-se na interdisciplinaridade para construção dos saberes, logo assim, vivenciar e problematizar, as questões gerais, que envolvem a sociedade e a educação, bem como, compreender, quais as habilidades necessárias aos professores, uma vez, que não tinha o privilegio da prática docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |