dc.contributor.advisor | Lopes, Luis Felipe Dias | |
dc.creator | Bilibio, Gabriela Lunardi | |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T13:41:41Z | |
dc.date.available | 2015-11-16T13:41:41Z | |
dc.date.issued | 2006-03-31 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1129 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The aim of this work is to compare the harmonic (present) and arithmetic (proposal)
average of the classified applicants and the understudies at UFSM main courses in
2003 and 2004. It was done through statistics techniques adequate for the
information. It was previously selected ten courses (five competed ones and five of
middling competition). It was possible to observe a high and significant correlation (r
= 0,98993 / 2003) and (r = 0,99252 / 2004) (p = 0,0001) between the candidates’
average. It was also possible to observe an excellent degree of concurrence between
the harmonic and arithmetic average of the classified candidates and understudies. It
means that four hundred ninety nine approved candidates in the selected courses of
vestibular 2003, only twenty-two candidates had their positions changed with the
approved and understudies; ten candidates had a high elevation in their arithmetic
average (more than fifteen positions). In 2004, there were four hundred seventy eight
approved candidates and only seventeen ones changed their positions between the
approved and understudies; and only three had a high elevation of position (more
than or equal to fifteen positions). In these cases, the candidates’ position variation
occurred because the arithmetic average does not consider the individualized score
for subject. It means that the related candidates had a low score in two subjects at
least, that were compensated for the high score in the other ones. Because of that
the arithmetic average has a high difference in relation to the harmonic one in these
cases. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Vestibular | por |
dc.subject | Média harmônica | por |
dc.subject | Média aritmética | por |
dc.title | Análise comparativa dos resultados classificatórios dos vestibulandos 2003 e 2004 da UFSM pelas médias harmônica e aritmética | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Estatística e Modelagem Quantitativa | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade comparar as médias harmônica (atual) e aritmética
(proposta) dos vestibulandos que se classificaram e ficaram na suplência dos
principais cursos do vestibular da UFSM em 2003 e 2004, através do uso de
técnicas estatísticas adequadas aos dados. Foram previamente selecionados dez
cursos (cinco concorridos e cinco com concorrência média). Observou-se uma
correlação forte e significativa (r = 0,98993 / 2003) e (r = 0,99252 / 2004) (p=0,0001)
entre as médias dos candidatos. Observou-se também um excelente grau de
concordância entre as médias harmônica e aritmética dos candidatos classificados e
suplentes, ou seja, dos quatrocentos e noventa e nove candidatos aprovados dos
cursos selecionados no vestibular de 2003, apenas vinte e dois trocaram de posição
entre os aprovados e os suplentes e, desses, dez tiveram um salto elevado na média
aritmética (superior a quinze posições). Já para os quatrocentos e setenta e oito
candidatos aprovados em 2004 apenas dezessete candidatos trocaram de posição
entre aprovados e suplentes e desses somente três tiveram um salto elevado (maior
ou igual a quinze posições). A variação da posição dos candidatos nos respectivos
casos dá-se em função de a média aritmética não levar em consideração a
pontuação individualizada por disciplina, ou seja, os candidatos relacionados
obtiveram uma pontuação baixa em no máximo duas disciplinas, as quais foram
compensadas pela pontuação alta nas demais, fazendo com que a média aritmética
tenha uma diferença maior nesses casos, em relação à harmônica. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |