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dc.contributor.advisorPrestes, Liliane Madruga
dc.creatorGroth, Denise Maria
dc.date.accessioned2017-08-07T13:31:17Z
dc.date.available2017-08-07T13:31:17Z
dc.date.issued2016-09-24
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11305
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis study aims to discuss how the play has been used as a strategy in welcoming and educational intervention with children and families in vulnerable situations in the Reference Center for Social Assistance (CRAS) located in Santo Augusto county - RS. It is worth mentioning that starting from the understanding that play is something essential and inherent in the child's constitution process, CRAS has a toy library. This space is intended for development of recreational activities and as a way of answering the specific characteristics and demands of childhoods seeking support in this space, including strengthening emotional bonds between children and their families. Therefore, the theoretical references used stem from studies conducted in the course of Specialization in Teaching in Early Childhood Education, offered by the University of Santa Maria, among which are cited studies on the sociology of childhood (such as Manuel Sarmento, Sonia Kramer, Clarice Cohn, among others) as well as research that emphasize the importance of play (including authors / as the Kishimoto, Winnicott, among others). The methodology used was marked in the case study from the context of the neighborhood where the CRAS is inserted and carrying out semistructured interviews and observations with the subjects (children, professional staff and families). The data produced show the relevance of the CRAS performance, in particular the importance of the toy library while the host space and potentiator of bonding between children and adults enabling the experience of recreational experiences, the rescue of selfesteem, cooperation, among other factors. The study also shows the importance of public policies both in education and in social assistance costumer up the specifics of children and childhood, and that the play is given priority in the organization of time and space.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInfânciaspor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectCRAS (Centro de Referência de Assistência Social)por
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectPlayeng
dc.titleO brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RSpor
dc.title.alternativeThe strategy as play the reception for children in social vulnerability situation - a case study in Santo Augusto – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) situado no município de Santo Augusto - RS. Neste sentido, cabe destacar que partindo do entendimento de que brincar é algo imprescindível e inerente no processo de constituição da criança, o CRAS possui uma brinquedoteca. Tal espaço é destinado ao desenvolvimento de atividades lúdicas e como forma de atendimento as especificidades e demandas das infâncias que buscam apoio neste espaço, incluindo o fortalecimento dos vínculos afetivos entre crianças e respectivas famílias. Para tanto, os referências teóricos utilizados decorrem dos estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, ofertado pela Universidade de Santa Maria, entre os quais citam-se os estudos sobre a sociologia da infância (tais como Manuel Sarmento, Sônia Kramer, Clarice Cohn, entre outros) além de pesquisas que enfatizam o relevância do brincar (incluindo autores/as como Kishimoto, Winnicott, entre outros). A metodologia utilizada pautou-se no estudo de caso a partir da contextualização do bairro onde o CRAS está inserido e da realização de entrevistas semiestruturadas e observações com os sujeitos (crianças, equipe de profissionais e famílias). Os dados produzidos evidenciam a relevância da atuação do CRAS, em especial, a importância da brinquedoteca enquanto espaço de acolhimento e potencializador dos laços afetivos entre crianças e adultos possibilitando a vivência de experiências lúdicas, o resgate da autoestima, a cooperação, entre outros fatores. O estudo aponta ainda a importância de que as políticas públicas tanto no âmbito da educação quanto na assistência social pautem-se nas especificidades das crianças e infâncias e que o brincar seja priorizado na organização dos tempos e espaços.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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