Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCoelho, Roseane Martins
dc.creatorBerti, Jaqueline
dc.date.accessioned2017-08-07T13:53:12Z
dc.date.available2017-08-07T13:53:12Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11308
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is a result of my research done in the Specialization Course in kindergarden Teaching by Federal University of Santa Maria (FUSM) in partnership with Regional University of Northwest State (UNIJUÍ) and Ministry of Education and Culture (MEC). It aims to reflect and understand the educational practices in Arts on kindergarden teaching in a non-regulated space (Planning Hour). For doing this research, I used the case study methodology of qulitative approach, intra local, at the Elementary School of Municipal Net that I work., I used , as proceedings, interviews, observations, field diary, fotographic records and filmings. My study reports my pedagogical experience on musical language with students class of kindegarden Education. So, the obtained results, by my reflections and taking the Arts conceptions throughout the history, it was possible to do an evaluation of my pedagogical practices developed in my daily and qualify them. I can state, by my research, that the praxis concept is dialy present in my pedagogical work with these students of kindergarden Education. This study. This study resulted in more knowledge and a clarified vision of pedagogical actions developed by me.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectArtseng
dc.subjectKindergarden educationeng
dc.subjectMusical educationeng
dc.titleArte na hora planejamento: que espaço é esse na educação infantil?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoO meu trabalho decorre da minha monografia realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) e Ministério da Educação e Cultura (MEC). Minha pesquisa busca refletir e compreender as práticas educativas em Arte na Educação Infantil em um espaço não regulamentado (Hora Planejamento). Em minha pesquisa usei a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa, intra local, na escola de ensino fundamental da rede municipal onde trabalho. Como procedimentos utilizei entrevistas, observações, diário de campo, registros fotográficos e filmagens. Meu estudo relata minha experiência pedagógica na linguagem musical com uma turma de alunos da Educação Infantil. Como resultados obtidos, a partir das reflexões e amparada nas concepções de Arte ao longo da história, foi possível fazer uma reavaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas no meu cotidiano e uma qualificação destas. Com minha pesquisa posso dizer que o conceito da práxis está presente diariamente no meu trabalho pedagógico com os alunos de uma turma da Pré-Escola na Educação Infantil. Esse estudo resultou em aquisição de mais conhecimentos e clareza das ações pedagógicas desenvolvidas por mim.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto