Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFleig, Maria Talita
dc.creatorNascimento, Maria Liane do
dc.date.accessioned2017-08-07T14:57:14Z
dc.date.available2017-08-07T14:57:14Z
dc.date.issued2016-09-10
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11311
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis Specialization Monograph in Teaching in Early Childhood Education addresses the continuing education of teachers of infants from a school of Early Childhood Education in the city of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. With a qualitative approach, aimed to assess whether the studies for continuing education contributed to qualify the pedagogical practice of teachers in nursery classes. The instruments used for data collection were: the questionnaire and the analysis of continuing education project. This study was conducted in the 1st half of year 2016, attended by four teachers who worked in the nursery. The results of the questionnaire data analysis showed that training projects in the context developed by the school researched are built within a democratic process in which teachers participate with suggestions and their knowledge. Among many factors, we believe that continuing education has contributed in some way with the pedagogical practice of the teachers in the school studied nursery. In general, we say that this institution continuing education has been progress, this does not mean that at various points should not be rethought, especially with the divisions of nurseries.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectBerçáriopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectNurseryeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titleFormação continuada: reflexões das práticas com os bebêspor
dc.title.alternativeContinued formation: nurseru’s teacher’s reflectionseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEsta Monografia de Especialização em Docência na Educação Infantil aborda a formação continuada das professoras dos bebês de uma escola de Educação Infantil no município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul. Com abordagem qualitativa, objetivamos analisar se os estudos realizados durante a formação continuada contribuíram para qualificar a prática pedagógica das professoras nas turmas do berçário. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: o questionário e a análise do projeto de formação continuada. Esse estudo foi realizado no 1º semestre do ano de 2016, na qual participaram quatro professoras que atuavam no berçário. Os resultados das análises dos dados dos questionários mostraram que os projetos de formação desenvolvidos pela escola pesquisada são construídos dentro de um processo democrático, no qual as professoras participam com sugestões e seus saberes. Dentre vários fatores, considera-se que, a formação continuada tem contribuído de alguma forma com a prática pedagógica das professoras no berçário da escola pesquisada. De modo geral, afirma-se que nessa instituição a formação continuada tem tido avanços, isto não quer dizer que em vários pontos não deve ser repensada, principalmente com as turmas dos berçários.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto