Show simple item record

dc.contributor.advisorPerez, Reginaldo Teixeira
dc.creatorBarbosa, Vanderson Martins
dc.date.accessioned2015-11-18T13:48:22Z
dc.date.available2015-11-18T13:48:22Z
dc.date.issued2005-12-20
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1151
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Pensamento Político Brasileiro, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis study aims to analyse Veja magazine language in relation to the construction of Fernando Henrique Cardoso image as a Republic President candidate in 1994 elections. It was analysed through Veja magazine language the way that Fernando Henrique Cardoso positive image was processed, as well as the linguistic or semiological tools that were used to accomplish this process. In addition, it was analysed the way that the opponent candidates had their images portrayed with the intention of contrasting with Fernando Henrique Cardoso image. One of the points emphasized in this research was to highlight how Veja magazine was a channel to the construction and transmission of FHC portrait.Consequently, it is necessary to know how this process influenced in the Republic presidency elections in the examined period. The research was divided in 4 chapters treating respectively about: literatute review ; research and analysis of Veja magazine in 1993; research and analysis of language construction around Luís Inácio Lula da Silva, candidate from oposition; the analysis of the meanings built about FHC figure in Veja language in 1994.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticaspor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEleiçõespor
dc.titleVeja Fernando Henrique Cardoso: “grande tacada” a construção de um projeto políticopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPensamento Político Brasileiropor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem da revista Veja em relação à construção da imagem de Fernando Henrique Cardoso como candidato à presidência da República nas eleições disputadas no ano de 1994. Procurou-se analisar através da linguagem da revista Veja a maneira como se processa a representação positiva de Fernando Henrique e que instrumentais semiológicos ou lingüísticos são utilizados para tal. Da mesma forma, procurou-se também analisar de que maneira os candidatos adversários tiveram a sua imagem retratada com o intuito de contrastar com a de Fernando Henrique. Um dos pontos a ser enfatizado nesta pesquisa é destacar como o semanário Veja foi um canal de construção e transmissão da imagem de FHC. Conseqüentemente, é necessário saber como esse processo influenciou as eleições para a presidência da República no período examinado. O trabalho foi dividido em quatro capítulos tratando respectivamente: da revisão da literatura; de pesquisa e análise do semanário Veja no ano de 1993; de pesquisa e análise da construção da linguagem em torno de Luís Inácio Lula da Silva, candidato da oposição; de análise dos sentidos construídos sobre a figura de Fernando Henrique Cardoso na linguagem da revista Veja no ano de 1994.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.