Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRoos, Liane Teresinha Wendling
dc.creatorZüge, Vanessa
dc.date.accessioned2017-08-31T12:10:18Z
dc.date.available2017-08-31T12:10:18Z
dc.date.issued2014-02-10
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11581
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study was developed in the Specialization Course of Post Graduation Program in Mathematics Education of Federal University of Santa Maria (UFSM) and is classified as a qualitative study which tries to investigate possible contributions to the pedagogical practice of teachers who teach mathematics from their participation in a project of continued education. This project has its actions developed in a collaborative way, in the period of 2011 and 2012 , with teachers who teach mathematics in the early and finally years of Elementary Schools in a small town in the central region of Rio Grande do Sul, and Degree in Mathematics and Specialization in Mathematics’ students from the same university’. In the course of these two years, all teachers of the referred town have participated in this project, about 25 teachers. At the end of 2011, an evaluation of the project has been made with them. This evaluation has been a dynamic composed by four activities. In this dynamic, in order to reveal further contributions from participating in this project for the pedagogical practice of teachers who teach mathematics, a questionnaire was developed, at the end of 2012, as a tool to collect data for this study, which has been classified as a case study. For the data analysis, we have opted for the content analysis, which tries to critically understand the meanings expressed in a text and /or communication. The survey results point out the importance of creating areas of partnership between school and university, allowing the development of collaborative actions in a reflective and investigative perspective. It has also revealed the importance of these areas in order to give "time and voice" for teachers, allowing them to share information with their peers and allowing them to rethink their pedagogical practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessores que ensinam matemáticapor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectTeacher who teach mathematicseng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleAções colaborativas na formação continuada: contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam matemáticapor
dc.title.alternativeCollaborative actions in continued formation: contribuitions for pedagogial practice for teachers who teach mathematicseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma pesquisa qualitativa que busca investigar possíveis contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam matemática a partir de sua participação em um projeto de formação continuada. O referido projeto teve suas ações desenvolvidas colaborativamente, nos anos de 2011 e 2012, com professores que ensinam Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de um pequeno município da região central do Rio Grande do Sul e de formadores de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e do Curso de Especialização em Educação Matemática da mesma universidade. No decorrer desses dois anos, participaram do referido projeto, todos os professores daquele município, o que representa em torno de 25 professores. Ao final de 2011 foi realizada, com esses professores, uma avaliação do projeto desenvolvido. Essa avaliação foi uma dinâmica composta por quatro atividades. A partir desta dinâmica, com o intuito de desvelar ainda mais as possíveis contribuições da participação neste projeto para a prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, ao final de 2012, foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados para a presente pesquisa, caracterizada como estudo de caso. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo, a qual busca compreender criticamente as significações expressas em um texto e/ou comunicação. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da criação de espaços de parceria entre escola e universidade, favorecendo o desenvolvimento de ações colaborativas numa perspectiva reflexiva e investigativa. Também revelou a importância destes espaços para dar “vez e voz” aos professores, permitindo inclusive o compartilhamento de informações com os seus pares e permitindo o repensar de sua prática pedagógica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto