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dc.contributor.advisorLudwig, Cristiane
dc.creatorElsenbach, Marise Teresinha Renner
dc.date.accessioned2017-09-04T12:00:43Z
dc.date.available2017-09-04T12:00:43Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11594
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDinâmica escolarpor
dc.titleRepercussões/implicações da formação continuada de professores para o trabalho docente no ensino médio e a relação com a gestão escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão escolar passa a ter um novo enfoque a partir da década de 1980, quando as ações pedagógicas voltam sua preocupação à formação de sujeitos autônomos. Sabemos que, entre a intencionalidade e a prática de fato, existe um longo caminho já que há nessa questão, a necessidade de descentralização que implica no envolvimento da comunidade para, através de ações coletivas, promoverem as mudanças necessárias que atendam essa perspectiva. Dessa maneira, os gestores passam a entender que o melhor caminho é o envolvimento de toda comunidade para juntos tornar a gestão democrática e participativa. Nesse viés tramita o presente trabalho, buscando abordar as contribuições da gestão escolar para a formação de professores numa escola estadual de Derrubadas - RS. Além da caracterização da realidade de gestão na escola investigada a partir de referências bibliográficas baseadas nas idéias de teóricos como Gadotti, Freire, Libâneo, Marques, Kuenzer, De Rossi, Lück, Imbérnon, entre outros, há ainda a análise de dados coletados no espaço de estudo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através do estudo de caso, com anotações de observações e aplicação de questionário, tendo assim um caráter qualitativo. Os questionários, analisados meticulosamente, evidenciaram uma realidade educacional que aponta a existência de profissionais que têm preocupação com a educação de qualidade, visto que entendem a necessidade da formação continuada do professor para avançar no sentido da leitura, reflexão, socialização da prática e avaliação dessa prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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