dc.contributor.advisor | Casanova, Edemur | |
dc.creator | Baptista, Elza Hirata | |
dc.date.accessioned | 2015-11-20T11:31:52Z | |
dc.date.available | 2015-11-20T11:31:52Z | |
dc.date.issued | 2004-04-28 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1160 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design de Estamparia, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The generating elements that provide basis for the formal study
of this research have targeted my upbringing experience with family
at Colonia Esperança in Paraná. The memories of living a local
culture, contextualized today by the rural quotidian influence of the
central area of Rio Grande do Sul State, have driven me to the
choosing of the referential setting. The composing structure of the
rural air shots captured in the manual textile process has enriched the
creation of patterns, aiming at the visibility of industrial
manufacturing, keeping an artistic, updated, contemporaneous
language. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Indústria têxtil | por |
dc.subject | Design têxtil | por |
dc.subject | Estamparia têxtil | por |
dc.subject | Tecelagem manual | por |
dc.subject | Iconografia rural | por |
dc.title | A imagética rural na estrutura do design têxtil | por |
dc.title.alternative | Rural imaging in textile design structure | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Design de Estamparia | por |
dc.description.resumo | Os elementos geradores para o embasamento do estudo formal
desta pesquisa, foram ao encontro da minha vivência com a família na
Colônia Esperança/Paraná. As memórias de uma cultura local
vivenciada e contextualizada hoje, pela influência do cotidiano rural
da região centro do Estado do Rio Grande do Sul, despertaram minha
sensibilidade para a escolha do referencial. As estruturas compositiva
das fotos aéreas rurais resgatadas no processo da tecelagem manuais
enriqueceram a criação de padronagens, visando as possibilidades de
serem reproduzidas industrialmente, mantendo uma linguagem
artística contemporânea atual. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |