Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDrabach, Nadia Pedrotti
dc.creatorGattiboni, Bruna Dalcin
dc.date.accessioned2017-09-06T12:07:53Z
dc.date.available2017-09-06T12:07:53Z
dc.date.issued2014-11-28
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11620
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe school curriculum covers the learning experiences implemented by educational institutions management. The school management requires changes in organizational structure and over the paradigms that underlie the construction of an educational proposal, as well as it must be beyond the current standards, considering that education management constitutes a collective do, in a constant process of change. In this sense, this research problematized the management process and its importance in the school curriculum. Therefore, we proposed to investigate inherent implications to school that interfere in its curriculum as well as the inherent implications to curriculum that interfere in school management and, finally, it was identified and analyzed the presence of public education policies in school curriculum and in management processes. To do so, we leaned on a qualitative approach, using as procedure the literature review, thus presenting an interpretation of a materialized reality in bibliographic writings, in which we presented what we meant as "possible" interpretation of arrangements, configured as plausible to understand these issues. The change we mentioned is that one based on new paradigms of knowledge society, which underlie the concept of quality education, defining the school purpose. The construction of a democratic management involves rethinking all the organization logic and participation in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleGestão democrática e implicações no currículo escolarpor
dc.title.alternativeDemocratic management and implications in school curriculumeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO currículo escolar abarca as experiências de aprendizagens que são implementadas pela gestão das instituições escolares. A gestão escolar requer mudanças nas estruturas organizacionais e paradigmas que fundamentam a construção de uma proposta educacional, assim como deve estar além dos padrões vigentes, pois administrar a educação constitui-se de um fazer coletivo, em constante processo de mudança. Nesse sentido, esta pesquisa problematizou o processo de gestão e sua importância no currículo escolar. Diante disso, apresentou-se a proposição de investigar as implicações inerentes à escola que interferem no currículo escolar, bem como as implicações inerentes ao currículo que interferem na gestão da escola e, por fim, foi identificada e analisada a presença das políticas públicas de educação nos currículos escolares e nos processos de gestão. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos, na qual apresentei aquilo que signifiquei como uma “possível” leitura dos arranjos, configurados como plausíveis para que se pudesse compreender estas questões. A mudança de que se fala é aquela que está baseada em novos paradigmas da sociedade e do conhecimento, os quais fundamentam a concepção de qualidade de educação, definindo a finalidade da escola. A construção de um processo de gestão democrática implica repensar a lógica de organização e participação na escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto