dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Fernandes, Maria Cledi Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T12:37:15Z | |
dc.date.available | 2017-09-11T12:37:15Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11626 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | For a greater understanding about the role of the education manager, it was intended
to direct the main focus of this Qualitative Research, Case Study, to the relevance of the role
played by the school educational pedagogical manager. The cited research provided us a
wide range of opportunities to a better understanding about the work of this Professional,
responsible for the pedagogical management, into a school’s democratic vision, in
consonance between the theory and the practice. In this way, to achieve success in our work,
we administered a questionnaire with some questions that were answered by teachers who
act in a State High School. From the data collection related with the research, in which one
of the checked questions was related with the continuing education, it was possible to
characterize the educators according to the applied methodology, in other words, their
capacity as managers in the classroom. We seek to emphasize, in the course of this work,
some peculiar characteristics of committed educators with the task of education, whose goal
is focused to the student’s learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestor pedagógico | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Pedagogical manager | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Democratic leadership | eng |
dc.title | O gestor pedagógico no cotidiano escolar | por |
dc.title.alternative | The pedagogical manager in the school routine | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cacequi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Para um maior entendimento sobre o papel do gestor em educação, objetivou-se
direcionar o foco principal desta Pesquisa Qualitativa, Estudo de Caso, para a relevância do
papel desempenhado pelo gestor pedagógico educacional escolar. A referida pesquisa nos
proporcionou um leque de oportunidades para um melhor conhecimento sobre o trabalho
deste profissional, responsável pela gestão do pedagógico, dentro de uma visão democrática
escolar, em consonância entre a teoria e a prática. Desta forma, para que nosso trabalho
obtivesse êxito, aplicamos um questionário com algumas questões que foram respondidas
pelos professores que atuam no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no
Município de Jaguari, RS. A partir da coleta de dados relacionados à pesquisa, onde uma das
questões verificadas estava relacionada com a formação continuada, foi possível caracterizar
os educadores de acordo com a metodologia aplicada, ou seja, a sua capacidade como
gestores em sala de aula. Procuramos enfatizar no delinear deste trabalho, algumas
características que são peculiares aos educadores compromissados com a tarefa de educar,
cujo objetivo está direcionado para a aprendizagem do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |