Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKoff, Lucia Bernadete Fleig
dc.creatorFernandes, Maria Cledi Teixeira
dc.date.accessioned2017-09-11T12:37:15Z
dc.date.available2017-09-11T12:37:15Z
dc.date.issued2014-11-29
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11626
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractFor a greater understanding about the role of the education manager, it was intended to direct the main focus of this Qualitative Research, Case Study, to the relevance of the role played by the school educational pedagogical manager. The cited research provided us a wide range of opportunities to a better understanding about the work of this Professional, responsible for the pedagogical management, into a school’s democratic vision, in consonance between the theory and the practice. In this way, to achieve success in our work, we administered a questionnaire with some questions that were answered by teachers who act in a State High School. From the data collection related with the research, in which one of the checked questions was related with the continuing education, it was possible to characterize the educators according to the applied methodology, in other words, their capacity as managers in the classroom. We seek to emphasize, in the course of this work, some peculiar characteristics of committed educators with the task of education, whose goal is focused to the student’s learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor pedagógicopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectPedagogical managereng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectDemocratic leadershipeng
dc.titleO gestor pedagógico no cotidiano escolarpor
dc.title.alternativeThe pedagogical manager in the school routineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cacequi, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPara um maior entendimento sobre o papel do gestor em educação, objetivou-se direcionar o foco principal desta Pesquisa Qualitativa, Estudo de Caso, para a relevância do papel desempenhado pelo gestor pedagógico educacional escolar. A referida pesquisa nos proporcionou um leque de oportunidades para um melhor conhecimento sobre o trabalho deste profissional, responsável pela gestão do pedagógico, dentro de uma visão democrática escolar, em consonância entre a teoria e a prática. Desta forma, para que nosso trabalho obtivesse êxito, aplicamos um questionário com algumas questões que foram respondidas pelos professores que atuam no Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no Município de Jaguari, RS. A partir da coleta de dados relacionados à pesquisa, onde uma das questões verificadas estava relacionada com a formação continuada, foi possível caracterizar os educadores de acordo com a metodologia aplicada, ou seja, a sua capacidade como gestores em sala de aula. Procuramos enfatizar no delinear deste trabalho, algumas características que são peculiares aos educadores compromissados com a tarefa de educar, cujo objetivo está direcionado para a aprendizagem do aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto