dc.contributor.advisor | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.creator | Mello, Rosane Brasil da Silva de | |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T15:35:31Z | |
dc.date.available | 2017-09-11T15:35:31Z | |
dc.date.issued | 2016-09-09 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11638 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This study focused on the pedagogical approach using literature in early childhood education aiming to discuss the possibilities of working with literature, in the daily life education of children. The study was carried out at Beija Flor EMEI, in Faxinal do Soturno, RS. Pedagogical actions that enhance children's reading experience were developed. The methodology adopted was action-research because it is an important strategy for the development of teachers and researchers, who can use their studies to improve their teaching and, consequently, the learning of their students. The theoretical framework that supported this study was constructed based on the discussions of Britto (2005), Freire (1997), Mello, (2006), Tripp (2005), Arce and Martins (2007), Souza (1992). Results showed the importance of working with literature, especially fairy tales, since they enable children to develop their imagination. In addition, it is important to emphasize the different ways of exploring storytelling to awaken the child's love of reading, recognizing books as a source of knowledge and pleasure. In this perspective, listening and experiencing different literary texts enriches the process and the development of children, being fundamental to be worked in early childhood education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Ações pedagógicas | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Pedagogical actions | eng |
dc.subject | Children's literature | eng |
dc.title | O trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil | por |
dc.title.alternative | The pedagogical work with the literature in child education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida teve como foco o trabalho pedagógico com a literatura na educação infantil objetivando discutir, a partir de uma proposta desenvolvida na EMEI Beija Flor, município de Faxinal do Soturno, as possibilidades de trabalho com a literatura, no cotidiano da educação Infantil. Desenvolveu-se, desta forma, ações pedagógicas que potencializem a experiência leitora das crianças. A metodologia adotada foi pesquisa ação, reconhecendo-a como uma estratégia importante de desenvolvimento de professores e pesquisadores de modo que eles possam utilizar suas pesquisas para aprimorar seu ensino e, em decorrência, o aprendizado de seus estudantes. O referencial teórico que deu embasamento ao estudo foi construído a partir das discussões de Britto (2005), Freire (1997), Mello, (2006), Tripp (2005), Arce e Martins (2007), Souza (1992). A partir do estudo realizado, destaca-se para a importância do trabalho com a literatura, em especial os contos de fadas, tendo em vista que possibilitam às crianças o desenvolvimento da imaginação. Enfatiza-se, ainda, para diferentes modos de explorar a contação de histórias, de modo a despertar na criança o gosto pela leitura, reconhecendo os livros como fonte de conhecimento e de prazer. Nesta perspectiva, advoga-se que ouvir e vivenciar diferentes textos literários enriquece o processo e o desenvolvimento das crianças, sendo fundamental de ser trabalhado na educação infantil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |