dc.contributor.advisor | Martins, Geomar Machado | |
dc.creator | Ferronato, Ângelo Luis | |
dc.date.accessioned | 2017-09-13T13:30:19Z | |
dc.date.available | 2017-09-13T13:30:19Z | |
dc.date.issued | 2015-03-30 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11665 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | In pneumatics, the path to greater energy efficiency will careful engineering to configure the solutions based on real needs, the implementation of consistent energy efficiency targets in applications. The aim of this study is to conduct a study of opportunities for improvement in air circuits, the coach of a Novo Hamburgo company, to provide increased energy efficiency and operational availability of the bus equipment avoiding the waste of energy in air pneumatic components. The use of pneumatic energy is perhaps one of the most common applications on buses and though so common, few pay attention to the fact that the energy waste that can exist due to the inappropriate use, since the bus compressed air is not only used in opening and closing doors. This subject is of great importance, since the form of compressed air treatment, both in its generation and its network of operations as in its consumption, has an immediate impact on the maintenance of equipment and the involvement of hand labor automatically reflected in financial industry, a view that should be used in a correct and rational way. Thus the proposal made in this work a "checklist" for the detection of leaks in pneumatic circuits is to contribute to the reduction of energy waste and compromising vehicle performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Eficiência energética | por |
dc.subject | Ar comprimido | por |
dc.subject | Pneumática | por |
dc.subject | Compressed air | eng |
dc.subject | Pneumatics | eng |
dc.subject | Energetic efficiency | eng |
dc.title | Estudo da eficiência energética pneumática no sistema de abertura de portas de veículos de transporte de passageiros "ônibus" | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quaraí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Eficiência Energética Aplicada aos Processos Produtivos, EaD | por |
dc.description.resumo | Na pneumática, o caminho para uma maior eficiência energética vai de uma cuidadosa engenharia para configurar as soluções baseadas nas necessidades reais, à implementação consistente das metas de eficiência energética nas aplicações. O objetivo geral deste trabalho é realizar um estudo de oportunidades de melhorias nos circuitos de ar comprimido, nos ônibus de uma empresa de Novo Hamburgo, a fim de proporcionar ganhos em eficiência energética e disponibilidade operacional dos equipamentos dos ônibus evitando o desperdício de energia pneumática nos componentes pneumáticos. O uso da energia pneumática talvez seja uma das aplicações mais comuns nos ônibus e apesar de tão comum, poucas atentam para o fato do desperdício de energia que pode existir em função do uso inadequado, já que no ônibus o ar comprimido não é só utilizado em abrir e fechar portas. Este assunto tem grande relevância, pois a forma de tratamento do ar comprimido, tanto na sua geração e em sua rede de atuação quanto no seu consumo, tem um impacto imediato na conservação dos equipamentos e o envolvimento de mão-de-obra reflete automaticamente no financeiro da indústria, em vista disso deve ser usada de maneira correta e racional. Assim a proposta feita neste trabalho de um "checklist" para a detecção de vazamentos nos circuitos pneumáticos vem a contribuir para a redução do desperdício energético e que compromete o desempenho dos veículos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |