dc.contributor.advisor | Campos, Rosana Soares | |
dc.creator | Jardim, Aline Meireles | |
dc.date.accessioned | 2017-09-13T14:07:11Z | |
dc.date.available | 2017-09-13T14:07:11Z | |
dc.date.issued | 2015-12-27 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11667 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This article presents methods, guidance on transgender, the identity of
genres, concepts and terms. Sociology in high school, the trajectory of sociology as a
discipline of high school, methodological assumption, an issue that recall the degrees in
Sociology and Social Sciences and the values assigned to the various scientific fields. After
the data analysis of the categories it was revealed, among other evidence, that a degree in
social sciences needs to provide the licensee ways to integrate the expertise to pedagogical
knowledge enabling dialogue between these areas. How social influences are not fully visible,
it seems to us that the differences between men and women are natural, completely biological,
when, in fact, part of it is influenced by social interaction. In addition, the society we live in
spread the belief that the genitals define whether a person is male or female. However, this
construction of sex is not a biological fact, it is discipline that aims to bring the student to
surface reflection and information without scientific evidence, full of vices and prejudices of
common sense. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Sociologia no ensino médio | por |
dc.subject | Identidade de gêneros | por |
dc.subject | Diferenças | por |
dc.subject | Construção de sexo | eng |
dc.subject | Sociology in high school | eng |
dc.subject | Gender identity | eng |
dc.subject | Difference | eng |
dc.subject | Sex construction | eng |
dc.title | O trabalho preventivo nas escolas contra o preconceito e discriminação dos trangêneros | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Jaguarão, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Sociologia no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta métodos, orientação sobre transgêneros, a identidade
de gêneros, conceitos e termos. Sociologia no Ensino Médio, a trajetória da Sociologia como
disciplina do Ensino Médio, pressuposto metodológicos, questão que remetem as licenciaturas
em Ciências Sociais e Sociologia e os valores atribuídos aos diferentes campos científicos.
Após a análise de dados das categorias foi possível perceber, entre outras evidencias, que uma
licenciatura em Ciências Sociais, precisa proporcionar ao licenciado, meios de integrar os
conhecimentos específicos aos conhecimentos pedagógicos, permitindo o diálogo entre estas
áreas. Como as influências sociais não são totalmente visíveis, parece para nós que as
diferenças entre homens e mulheres são naturais, totalmente biológicas, quando, na verdade,
parte delas é influenciada pelo convívio social. Além disso, a sociedade em que vivemos
dissemina a crença de que os órgãos genitais definem se uma pessoa é homem ou mulher.
Porém, essa construção de sexo, não é um fato biológico, é disciplina que tem como objetivo
levar o aluno a reflexão e informação superficiais, sem comprovações científicas, cheias de
vícios e preconceitos de senso comum. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |