dc.contributor.advisor | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.creator | Both, Rosangela Chiamenti | |
dc.date.accessioned | 2015-11-24T11:45:12Z | |
dc.date.available | 2015-11-24T11:45:12Z | |
dc.date.issued | 2004-12 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1166 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This article has with objective to contribute to the school management through
their introduction of any environmental education principles on a administrative-pedagogic context and consider a reflection on the theories and praxis of the school management from an ecological viewpoint. The environmental education aims to develop a planetary citizenship that contemplates the interdependent biological, economical, political, cultural and sociological notion. Those are necessary to understand the complexity of the reality we live in. For this we
propose a reflection about production ways, nature conception, citizenship principles,
complexity and solidarity and their contributions to the school management. We conclude that
the principles of environmental education may be considered a significant contribution to a
democratic management of the school because of its independent, inter-relational, inquiring,
solidary, social and ethic character. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Processo administrativo escolar | por |
dc.title | Contribuições da educação ambiental para uma gestão democrática da escola | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo contribuir para a gestão educacional através da introdução em seu contexto administrativo-pedagógico de alguns princípios da educação ambiental e refletir sobre as teorias e práticas da gestão escolar, tendo como base um olhar ecologista. A educação ambiental se propõe a desenvolver a cidadania planetária que contempla a noção de interdependência biológica, econômica, política, cultural e social, tão necessárias para entendermos a complexidade da realidade em que vivemos. Para isso propomos uma reflexão sobre os princípios da cidadania, complexidade e solidariedade, e suas contribuições para a gestão escolar. Concluímos que os princípios da educação ambiental podem contribuir significativamente para uma gestão democrática da escola, devido ao seu caráter autônomo, inter-relacional, questionador, solidário, democrático, social e ético. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |