dc.contributor.advisor | Munhóz, Maria Alcione | |
dc.creator | Deglinomini, Liziani de Souza | |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T12:31:46Z | |
dc.date.available | 2017-09-21T12:31:46Z | |
dc.date.issued | 2014-12-05 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11711 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2014 | por |
dc.description.abstract | Memory can be both individual and collective, but at any given time both intertwine towards social construction. The loss of social memory may represent the end of the identity of a society. In order to avoid this, it is necessary to rescue the memory of social groups, awakening in people a sense that is an active subject in their social environment. In order to achieve the objectives of this study was first conducted a literature search and subsequent research in journals, monographs and essays featuring the theme memory and its relationship with social equity as a way to preserve the memory. What can you tell us about the students of the Youth and Adult Education: a case study, which started from the analysis of a Final Work Undergraduate entitled, MEMORY AND PHOTOGRAPHY was also for the illustration of the research conducted? To finish this work, come to the conclusion that is based on the relationship that the subject creates the context in which it lives, it will be possible to rescue and preserve the memory, both individual and collective. For it is through the meanings that are created by the individual who will be the entanglement between the two memories, thereby contributing to the social construction and preservation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Arquivo | por |
dc.subject | Memória coletiva | por |
dc.subject | Preservação social | por |
dc.subject | Single memory | eng |
dc.subject | Collective memory | eng |
dc.subject | Social preservation | eng |
dc.title | O uso da memória como meio de preservação da história e da cultura social | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão em Arquivos, EaD | por |
dc.description.resumo | A memória pode ser tanto individual quanto coletiva, porém ambas em determinado momento se entrelaçam em direção à construção social. A perda da memória social pode representar o fim da identidade de uma sociedade. A fim de que isso não ocorra, é necessário reconstruir a memória dos grupos sociais, despertando nos indivíduos o sentimento de que é um sujeito atuante em seu meio social. Neste sentido, para atingir os objetivos desse trabalho foi realizada primeiramente uma pesquisa bibliográfica em periódicos, monografias e dissertações que retratam o tema memória e sua relação com a cultura social, como forma de preservação da memória. Também para a ilustração da pesquisa, foi realizado um estudo de caso, que partiu da analise de um Trabalho Final de Graduação intitulado, MEMÓRIA E FOTOGRAFIA: O que podem nos contar sobre os alunos de Educação de Jovens e Adultos? Ao fim desse trabalho, foi possível chegar a conclusão que é a partir da relação que o sujeito cria, com o contexto em que vive, que será possível resgatar e preservar a memória, tanto individual quanto coletiva. Pois é através dos significados que são criados pelo indivíduo, que será possível o entrelaçamento entre ambas memórias, contribuindo, dessa forma, para a construção e a preservação da memória social. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |