dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eliziane Tainá Lunardi | |
dc.creator | Viégas, Rochele Alano Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T13:12:28Z | |
dc.date.available | 2017-09-21T13:12:28Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11713 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This research aims to present the Soka Education and its contributions to a democratic school management from the observations and analysis of projects carried out in a private school in the municipality of São Paulo. The Soka Education was created by Professor Tsunesaburo Makiguchi in 1930, when it published his most important book: "Education for a Creative Life", showing his ―Theory of Value‖, with a mission to awaken in each human the awareness of the inner potential of creating value in society. The pedagogy Makiguchian and Heloisa Luck´s approach, suggest a reform in the actions of pedagogical toward a democratic school management, confronting theory and practice, not allowing it to exhaust the possibilities regarding the pursuit of a quality education and for all. The theory of value is being put into practice through the establishment of Soka Education System, founded by Daisaku Ikeda, which includes schools and universities in Japan and America. Ultimately, was possible to confirm that the school investigated is promoting the participation of all in the planning and execution of projects harmoniously through dialogue. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Soka | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Diálogo | por |
dc.subject | Compromisso | por |
dc.title | A educação Soka e a gestão escolar democrática | por |
dc.title.alternative | Soka education and democratic management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a Educação Soka e suas contribuições para uma gestão escolar democrática a partir das observações e analises dos projetos realizados em uma escola privada do município de São Paulo. A Educação Soka foi criada pelo professor Tsunessaburo Makiguchi em 1930, quando o mesmo publicou sua mais importante obra: ―Educação para Uma Vida Criativa‖, expondo sua ―Teoria do Valor‖, com a missão de despertar em cada ser humano a conscientização do potencial interior criando valor na sociedade. A pedagogia Makiguchiana e a abordagem de Heloisa Luck, sugerem uma reforma nas ações do fazer pedagógico em direção a uma gestão escolar democrática, confrontando a teoria e a prática, não permitindo que se esgotem as possibilidades em relação à busca de uma educação de qualidade e para todos. A teoria do valor vem sendo posto em prática através da criação do Sistema Educacional Soka, fundado por Daisaku Ikeda, que conta com escolas e universidades no Japão e América. Por fim, foi possível confirmar que a escola pesquisada esta promovendo a participação de todos no planejamento e na execução dos projetos da mesma de forma harmoniosa através do diálogo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |