Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 58-64 of 64
-
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
O processo de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD) no ensino superior
(2018-12-10)O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral investigar o processo de ... -
Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
(2021-09-10)O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre ... -
O professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantil
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvida durante o ano de ... -
O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico clínico de deficiência
(2017-11-27)Apresentam-se como temática central a família e o diagnóstico de deficiência. O tema foi abordado por meio do método bibliográfico em fonte digital, mais especificamente na biblioteca eletrônica do site Scielo. ... -
Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar
(2023-02-02)Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo averiguar os desafios para a educação especial na formação de ... -
Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefa
(2018-11-19)A literatura na área da Educação aponta que as práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo têm se mostrado desafiadora. Neste contexto, a Intervenção Mediada por Pares (IMP) tem se mostrado promissora ...