TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Educação Especial - Licenciatura - Noturno
Recent Submissions
-
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
(2023-01-16)A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Articulações pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica
(2023-01-19)A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EducaçãoInclusiva(2008), foi um marco importante para a atuação da Educação Especial eparaomovimento de inclusão. Uma vez que garante a transversalidade da ... -
Pessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomia
(2023)Este projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2023-02-10)O presente trabalho é resultado da Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Teve como objetivo geral: analisar como ... -
Acessibilidade arquitetônica no campus sede da UFSM: um estudo bibliográfico
(2023-01-23)O presente estudo possui como temática central a acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como objetivo geral visou conhecer o que revelam os trabalhos acadêmicos realizados ... -
Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar
(2023-02-02)Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo averiguar os desafios para a educação especial na formação de ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
A alfabetização e o processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-01-19)Este estudo é resultado da pesquisa realizada com Educadoras Especiais de um Município da Região Central do Rio Grande do Sul, que visou conhecer o processo inclusivo e o fazer pedagógico frente aos desafios da alfabetização ... -
Atividades lúdicas com crianças hospitalizadas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2023-02-03)O presente trabalho de conclusão de curso é um relato de experiência de uma educadora especial em formação que narra sua trajetória enquanto participante de um projeto durante o ano de 2018 e 2022 no Hospital Universitário ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
Deficiência intelectual na Educação Superior
(2022)A pesquisa teve como objetivo discutir a trajetória acadêmica do estudante com deficiência intelectual na Educação Superior, por meio de um estudo de caso. Analisando os dados, constatou-se no caso do estudante com ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
(2021-11-04)A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo ... -
Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
(2021-09-10)O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre ...