TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Educação Especial - Licenciatura - Noturno
Submissões recentes
-
Grupo Mãos Bilíngues: uma possibilidade de aprender libras utilizando canções infantis por acadêmicos ouvintes da UFSM
(2023-12-18)A presente pesquisa firmou-se a partir do Projeto de Extensão: Grupo Mãos Bilíngues, desenvolvido no Centro de Educação pelo Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS. A escolha pelo ... -
A relação das altas habilidades/superdotação e os esportes de alto rendimento: a perspectiva de atletas paralímpicos
(2023-12-18)O presente estudo tem como propósito investigar de que forma ocorre a relação das altas habilidades/superdotação juntamente com os esportes de alto rendimento, através de diferentes perspectivas por atletas paralímpicos. ... -
A inclusão de alunos na educação física: relatos de docentes a partir do ensino colaborativo em uma escola pública de Santa Maria - RS
(2024-07-31)Este trabalho trata sobre a inclusão de alunos, público da Educação Especial, na disciplina de Educação Física de uma escola pública de Santa Maria-RS. A partir do olhar da docência, problematiza: Como é direcionada a ... -
Narrativas infantis & inclusão escolar: o que dizem as crianças na interação com o outro
(2023-12-20)Este estudo inspirou-se na experiência vivenciada, pela autora dessa pesquisa, como bolsista na prática interativa entre crianças dos anos iniciais e o público da educação especial. Neste contexto, o estudo tem como objetivo ... -
A inclusão do acadêmico da Educação Especial no Ensino Superior: um estudo bibliográfico na UFSM
(2023)O presente estudo tem como meta realizar uma análise acerca do processo de inclusão das pessoas com deficiência no âmbito do Ensino Superior na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Para referenciar o estudo será abordado ... -
A gestão educacional diante dos desafios da inclusão escolar
(2023-12-18)Este trabalho investiga questões que demonstram os novos e necessários rumos da nossa Educação, investigar as ações e estratégias da gestão escolar no processo de inclusão e utilizou-se de documentos e leis no que se refere ... -
Adultos com Altas Habilidades/Superdotação e Ensino Superior: Fatores que influenciam na escolha do curso de graduação
(2023-12-15)O presente Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno buscou investigar quais os fatores que influenciaram na escolha do curso de graduação no ensino superior de alunos com Altas Habilidades/Superdotação ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
(2023-01-16)A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas
(2023-02-03)Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste ... -
Articulações pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológica
(2023-01-19)A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EducaçãoInclusiva(2008), foi um marco importante para a atuação da Educação Especial eparaomovimento de inclusão. Uma vez que garante a transversalidade da ... -
Pessoas com deficiência intelectual envelhecendo com autonomia
(2023)Este projeto teve como prioridade os adultos com Deficiência Intelectual (DI) na fase de envelhecimento. Na velhice, frequentemente ocorrem alterações em diferentes áreas da cognição, que envolvem o funcionamento mental, ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
Prática pedagógica de uma professora do ensino comum frente a alunos com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2023-02-10)O presente trabalho é resultado da Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno, vinculado ao Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Teve como objetivo geral: analisar como ... -
Acessibilidade arquitetônica no campus sede da UFSM: um estudo bibliográfico
(2023-01-23)O presente estudo possui como temática central a acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como objetivo geral visou conhecer o que revelam os trabalhos acadêmicos realizados ... -
Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar
(2023-02-02)Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo averiguar os desafios para a educação especial na formação de ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ...