Deficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhos
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Data
2023-01-16Autor
Preigschadt, Júlia de Andrade Cardoso
Metadata
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A presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas
por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus
filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, que visa
compreender qual o papel da escola na relação com essas mães. A pesquisa traz no
seu arcabouço teórico a conceituação da deficiência visual, a relação família-escola
e a relação das mães com deficiência visual e seus filhos, buscando apontar
fragilidades e as possibilidades dentro dessas relações.O instrumento utilizado para
a coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado, que consiste em uma
conversa com as participantes. Foram elaboradas perguntas abertas, que permitiram
às entrevistadas discorrer sobre suas vivências e experiências livremente. A
entrevista foi aplicada com as mães a fim de conhecer as suas relações com a
escola. A análise dos dados foi tratada de acordo com os estudos de Bardin
(2011), em que foram criadas categorias de análise e possibilitou desenvolver
discussões mais aprofundadas acerca das questões que envolvem a temática
central do estudo. Após a análise dos dados, conclui-se que ainda há muitas falhas
na comunicação entre os pais e/ou responsáveis com deficiência e a escola. Sendo
assim, destaca-se a importância de novos estudos nessa área, a fim de auxiliar e
compreender as diversas realidades do contexto escolar.