Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorPreigschadt, Júlia de Andrade Cardoso
dc.date.accessioned2023-07-03T14:01:07Z
dc.date.available2023-07-03T14:01:07Z
dc.date.issued2023-01-16
dc.date.submitted2023-01-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29610
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectDeficiência Visualpor
dc.subjectMaternidadepor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.titleDeficiência visual e maternidade: enfrentamentos vivenciados por mães com deficiência visual na trajetória escolar dos filhospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral conhecer as experiências vivenciadas por mães com deficiência visual, observando o processo de escolarização de seus filhos videntes. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, que visa compreender qual o papel da escola na relação com essas mães. A pesquisa traz no seu arcabouço teórico a conceituação da deficiência visual, a relação família-escola e a relação das mães com deficiência visual e seus filhos, buscando apontar fragilidades e as possibilidades dentro dessas relações.O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturado, que consiste em uma conversa com as participantes. Foram elaboradas perguntas abertas, que permitiram às entrevistadas discorrer sobre suas vivências e experiências livremente. A entrevista foi aplicada com as mães a fim de conhecer as suas relações com a escola. A análise dos dados foi tratada de acordo com os estudos de Bardin (2011), em que foram criadas categorias de análise e possibilitou desenvolver discussões mais aprofundadas acerca das questões que envolvem a temática central do estudo. Após a análise dos dados, conclui-se que ainda há muitas falhas na comunicação entre os pais e/ou responsáveis com deficiência e a escola. Sendo assim, destaca-se a importância de novos estudos nessa área, a fim de auxiliar e compreender as diversas realidades do contexto escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples