A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
Resumo
A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para
alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da
preparação docente frente às fragilidades e potencialidades encontradas dentro do
processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. A pesquisa
conta com uma abordagem qualitativa e tem por objetivo, analisar de que forma
ocorre a inserção de recursos pedagógicos adaptados no processo de
escolarização, descrevendo como a adaptação destes recursos influenciam no
desenvolvimento escolar do aluno e identificando as práticas pedagógicas
adaptadas utilizadas por docentes de uma escola municipal de ensino fundamental –
anos finais do município de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. No tocante
ao referencial teórico, o projeto tem o aporte de autores como Gil (2010) abordando
a metodologia de pesquisa de estudo de caso; Cobo, Rodriguez e Bueno (2003) ao
discutir as concepções populares sobre a cegueira; Bosi (2003) através de sua
filosofia sobre a visão além do olhar, entre outros autores que contribuíram na
fundamentação do presente projeto. Os resultados e análises das coletas de dados
foram baseadas em diários de campo e questionários aplicados, onde foram
identificados as fragilidades e potencialidades da inserção de recursos pedagógicos
adaptados para um aluno com deficiência visual na condição de cegueira.