Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Josefa Lídia Costa
dc.creatorde Sousa, Rossana Gabriela Cheron Grigolo
dc.date.accessioned2023-07-03T14:00:36Z
dc.date.available2023-07-03T14:00:36Z
dc.date.issued2023-01-16
dc.date.submitted2023-01-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29609
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectRecursos de Tecnologia Assistivapor
dc.subjectRecursos pedagógicospor
dc.titleA inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidadespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoA presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades encontradas dentro do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. A pesquisa conta com uma abordagem qualitativa e tem por objetivo, analisar de que forma ocorre a inserção de recursos pedagógicos adaptados no processo de escolarização, descrevendo como a adaptação destes recursos influenciam no desenvolvimento escolar do aluno e identificando as práticas pedagógicas adaptadas utilizadas por docentes de uma escola municipal de ensino fundamental – anos finais do município de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. No tocante ao referencial teórico, o projeto tem o aporte de autores como Gil (2010) abordando a metodologia de pesquisa de estudo de caso; Cobo, Rodriguez e Bueno (2003) ao discutir as concepções populares sobre a cegueira; Bosi (2003) através de sua filosofia sobre a visão além do olhar, entre outros autores que contribuíram na fundamentação do presente projeto. Os resultados e análises das coletas de dados foram baseadas em diários de campo e questionários aplicados, onde foram identificados as fragilidades e potencialidades da inserção de recursos pedagógicos adaptados para um aluno com deficiência visual na condição de cegueira.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples