dc.contributor.advisor | Pereira, Josefa Lídia Costa | |
dc.creator | de Sousa, Rossana Gabriela Cheron Grigolo | |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T14:00:36Z | |
dc.date.available | 2023-07-03T14:00:36Z | |
dc.date.issued | 2023-01-16 | |
dc.date.submitted | 2023-01-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29609 | |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.subject | Recursos de Tecnologia Assistiva | por |
dc.subject | Recursos pedagógicos | por |
dc.title | A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para
alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da
preparação docente frente às fragilidades e potencialidades encontradas dentro do
processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. A pesquisa
conta com uma abordagem qualitativa e tem por objetivo, analisar de que forma
ocorre a inserção de recursos pedagógicos adaptados no processo de
escolarização, descrevendo como a adaptação destes recursos influenciam no
desenvolvimento escolar do aluno e identificando as práticas pedagógicas
adaptadas utilizadas por docentes de uma escola municipal de ensino fundamental –
anos finais do município de Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul. No tocante
ao referencial teórico, o projeto tem o aporte de autores como Gil (2010) abordando
a metodologia de pesquisa de estudo de caso; Cobo, Rodriguez e Bueno (2003) ao
discutir as concepções populares sobre a cegueira; Bosi (2003) através de sua
filosofia sobre a visão além do olhar, entre outros autores que contribuíram na
fundamentação do presente projeto. Os resultados e análises das coletas de dados
foram baseadas em diários de campo e questionários aplicados, onde foram
identificados as fragilidades e potencialidades da inserção de recursos pedagógicos
adaptados para um aluno com deficiência visual na condição de cegueira. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |