Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo
da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi
dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, Deficiência Intelectual e
Vulnerabilidade Social. A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, e para a
coleta de dados utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Para um
melhor entendimento sobre o tema foram realizadas pesquisas no Portal de
Periódicos da CAPES buscando pesquisadores que tratam sobre o assunto foram
selecionados nove textos e apresentados os seus resumos. Participaram deste estudo
seis professores de uma escola Municipal localizada no município de Santa Maria no
Rio Grande do Sul, porém depois de analisar as entrevistas apenas cinco foram
analisadas. Através das entrevistas foram retiradas três categorias sendo elas
Conceituação do fracasso escolar, Intervenções em conjunto e Relação entre
vulnerabilidade social, fracasso escolar e DI. Foram realizados estudos sobre cada
categoria onde se ligavam as falas dos professores e estudiosos sobre o assunto. A
pesquisa apontou a importância de um trabalho em conjunto, uma abertura para
métodos de ensino diferenciados que possam possibilitar ao aluno evoluir e, assim,
também potencializar as habilidades que ele já tem, não focando apenas nas
dificuldades e diminuindo as chances de fracasso ou evasão escolar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: