Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorAdd, Priscilla Amarante
dc.date.accessioned2023-05-04T12:07:33Z
dc.date.available2023-05-04T12:07:33Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28949
dc.description.abstractThis research had as general objective to investigate the factors involved in the production process of school failure of students with Intellectual Disability. The study was divided into three central themes: School failure, Intellectual Disability and Social Vulnerability. The methodology chosen was the qualitative approach, and for data collection, the semi-structured interview was used as an instrument. For a better understanding of the subject, research was carried out on the CAPES Periodicals Portal, seeking researchers who deal with the subject, nine texts were selected and their summaries were presented. Six teachers from a municipal school located in the municipality of Santa Maria in Rio Grande do Sul participated in this study, but after analyzing the interviews, only five were analyzed. Through the interviews, three categories were removed, namely Conceptualization of school failure, Joint interventions and Relationship between social vulnerability, school failure and ID. Studies were carried out on each category where the speeches of teachers and scholars on the subject were linked. The research pointed out the importance of working together, an openness to differentiated teaching methods that can enable the student to evolve and, thus, also enhance the skills he already has, not focusing only on the difficulties and reducing the chances of failure or evasion school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.titleOs fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectualpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciada em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, Deficiência Intelectual e Vulnerabilidade Social. A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, e para a coleta de dados utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Para um melhor entendimento sobre o tema foram realizadas pesquisas no Portal de Periódicos da CAPES buscando pesquisadores que tratam sobre o assunto foram selecionados nove textos e apresentados os seus resumos. Participaram deste estudo seis professores de uma escola Municipal localizada no município de Santa Maria no Rio Grande do Sul, porém depois de analisar as entrevistas apenas cinco foram analisadas. Através das entrevistas foram retiradas três categorias sendo elas Conceituação do fracasso escolar, Intervenções em conjunto e Relação entre vulnerabilidade social, fracasso escolar e DI. Foram realizados estudos sobre cada categoria onde se ligavam as falas dos professores e estudiosos sobre o assunto. A pesquisa apontou a importância de um trabalho em conjunto, uma abertura para métodos de ensino diferenciados que possam possibilitar ao aluno evoluir e, assim, também potencializar as habilidades que ele já tem, não focando apenas nas dificuldades e diminuindo as chances de fracasso ou evasão escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto