dc.contributor.advisor | Castro, Sabrina Fernandes de | |
dc.creator | Add, Priscilla Amarante | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:07:33Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T12:07:33Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28949 | |
dc.description.abstract | This research had as general objective to investigate the factors involved in the
production process of school failure of students with Intellectual Disability. The study
was divided into three central themes: School failure, Intellectual Disability and Social
Vulnerability. The methodology chosen was the qualitative approach, and for data
collection, the semi-structured interview was used as an instrument. For a better
understanding of the subject, research was carried out on the CAPES Periodicals
Portal, seeking researchers who deal with the subject, nine texts were selected and
their summaries were presented. Six teachers from a municipal school located in the
municipality of Santa Maria in Rio Grande do Sul participated in this study, but after
analyzing the interviews, only five were analyzed. Through the interviews, three
categories were removed, namely Conceptualization of school failure, Joint
interventions and Relationship between social vulnerability, school failure and ID.
Studies were carried out on each category where the speeches of teachers and
scholars on the subject were linked. The research pointed out the importance of
working together, an openness to differentiated teaching methods that can enable the
student to evolve and, thus, also enhance the skills he already has, not focusing only
on the difficulties and reducing the chances of failure or evasion school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | * |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Vulnerabilidade social | por |
dc.title | Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciada em Educação Especial - Noturno | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo
da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi
dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, Deficiência Intelectual e
Vulnerabilidade Social. A metodologia escolhida foi a abordagem qualitativa, e para a
coleta de dados utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Para um
melhor entendimento sobre o tema foram realizadas pesquisas no Portal de
Periódicos da CAPES buscando pesquisadores que tratam sobre o assunto foram
selecionados nove textos e apresentados os seus resumos. Participaram deste estudo
seis professores de uma escola Municipal localizada no município de Santa Maria no
Rio Grande do Sul, porém depois de analisar as entrevistas apenas cinco foram
analisadas. Através das entrevistas foram retiradas três categorias sendo elas
Conceituação do fracasso escolar, Intervenções em conjunto e Relação entre
vulnerabilidade social, fracasso escolar e DI. Foram realizados estudos sobre cada
categoria onde se ligavam as falas dos professores e estudiosos sobre o assunto. A
pesquisa apontou a importância de um trabalho em conjunto, uma abertura para
métodos de ensino diferenciados que possam possibilitar ao aluno evoluir e, assim,
também potencializar as habilidades que ele já tem, não focando apenas nas
dificuldades e diminuindo as chances de fracasso ou evasão escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |