Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - TIANE PUMES DA COSTA (459.5Kb)
Data
2023-02-03
Autor
Costa, Tiane Pumes da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Na atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste estudo é a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Delimitou-se como objetivo geral verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A partir disso delineou-se como objetivos específicos: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores para as crianças com autismo na Educação Infantil e conhecer os principais desafios encontrados pelos professores na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa realizada é de natureza bibliográfica, em que se usou as seguintes bases de dados para a coleta do material de análise: Scielo, Lilacs e Bvs. Os descritores utilizados foram “Autismo e educação infantil”; “Práticas pedagógicas e Inclusão”; “Inclusão de crianças autistas”. Os autores com os quais dialogamos foram: Tamanaha (2008); Favoretto & Lamonica (2014); Barberini (2016); Oliveira (2021); Camargo (2022), entre outros. Após a leitura dos artigos delimitou-se duas categorias de análise, a saber: o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação e as práticas pedagógicas e os principais desafios encontrados pelos professores na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Identificou-se na literatura encontrada o despreparo de professores como um desafio para a incluir as crianças com autismo, sendo que a escola e estes profissionais necessitam de uma formação continuada. Além disso constatou-se que a criança com autismo precisa de práticas pedagógicas para que de fato aconteça o seu processo de aprendizagem e a sua inclusão no ensino regular.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29108
Coleções
  • TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno [71]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.