Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorCosta, Tiane Pumes da
dc.date.accessioned2023-05-18T11:03:22Z
dc.date.available2023-05-18T11:03:22Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023-02-03
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29108
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.titleOs desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoNa atualidade, diante da realidade da inclusão educacional, o ensino tem sido repensado, abrindo novos caminhos para a escolarização das crianças com necessidades educacionais especiais. A problemática central deste estudo é a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Delimitou-se como objetivo geral verificar como está ocorrendo o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A partir disso delineou-se como objetivos específicos: identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores para as crianças com autismo na Educação Infantil e conhecer os principais desafios encontrados pelos professores na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa realizada é de natureza bibliográfica, em que se usou as seguintes bases de dados para a coleta do material de análise: Scielo, Lilacs e Bvs. Os descritores utilizados foram “Autismo e educação infantil”; “Práticas pedagógicas e Inclusão”; “Inclusão de crianças autistas”. Os autores com os quais dialogamos foram: Tamanaha (2008); Favoretto & Lamonica (2014); Barberini (2016); Oliveira (2021); Camargo (2022), entre outros. Após a leitura dos artigos delimitou-se duas categorias de análise, a saber: o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação e as práticas pedagógicas e os principais desafios encontrados pelos professores na inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. Identificou-se na literatura encontrada o despreparo de professores como um desafio para a incluir as crianças com autismo, sendo que a escola e estes profissionais necessitam de uma formação continuada. Além disso constatou-se que a criança com autismo precisa de práticas pedagógicas para que de fato aconteça o seu processo de aprendizagem e a sua inclusão no ensino regular.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples