dc.contributor.advisor | Koff, Lucia Bernadete Fleig | |
dc.creator | Hermann, Mayara Cristina | |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T12:35:59Z | |
dc.date.available | 2017-09-26T12:35:59Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11751 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | Planning is a complex process aimed at the organization of activities and actions, systematizing them in order to achieve certain goals, which must be stipulated and articulated as the social and political context. Thus, this paper presents a study on the role of managers in the design and development of educational planning a fundamental teaching public school in Três Passos, in order to investigate how the principles arising from educational management can collaborate and be included in this process. It is a qualitative research, prioritizing this research case study, which was done using questionnaire with open questions, seeking understanding how to get along aspect in reality and in the school context. As a result, it was found that, to have a management that favors the planning process, a school organization is required to follow the ideals of participatory and democratic management. Ie each school, along with their educational managers, management team, staff and school community should be free to choose and define best practices. These practices must be appropriate to the school of reality, considering individual differences, stage of development and historical cultural baggage of each student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Planejamento educacional | por |
dc.subject | Organização escolar | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Educational planning | eng |
dc.subject | School organization | eng |
dc.title | A gestão educacional democrática no planejamento da escola | por |
dc.title.alternative | Management education in democratic planning school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O planejamento é um processo complexo que visa à organização das atividades e ações, sistematizando-as de forma a alcançar determinados objetivos, que devem ser estipulados e articulados conforme o contexto social e político. Desta maneira, o presente trabalho apresenta um estudo acerca do papel dos gestores na elaboração e desenvolvimento do planejamento educacional de uma escola municipal de ensino fundamental de Três Passos, com o objetivo de investigar como os princípios advindos da gestão educacional podem colaborar e ser contemplados nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, priorizando nesta investigação o estudo de caso, onde se fez uso do questionário com perguntas abertas, buscando a compreensão de como se dão os aspectos na realidade e no contexto escolar. Como resultados, verificou-se que, para termos uma gestão que favoreça o processo de planejamento, é necessária uma organização escolar que siga os ideais da gestão participativa e democrática. Ou seja, cada escola, juntamente com seus gestores pedagógicos, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar, devem ter autonomia para escolher e definir as melhores práticas. Essas práticas precisam ser adequadas à realidade da escola, considerando as diferenças individuais, as fases de desenvolvimento e a bagagem histórico cultural de cada aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |