Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzeredo, Marta Roseli de
dc.creatorCeccon, Lenir
dc.date.accessioned2017-09-28T12:47:41Z
dc.date.available2017-09-28T12:47:41Z
dc.date.issued2014-12-05
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11773
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractPeople are social beings who need to be in constant interaction with their peers. It is they who form the school environment, that have different culture and values, factors that end up interfering directly in these relations. These differences is that end up generating often conflicts and hinder teamwork. Therefore it is necessary to analyze the formation and interpersonal relations managers and teachers before conflicts caused by relationship problems in the Municipal Early Childhood Education Schools in the municipality of Soledad / RS. It is for the manager through actions ensure a democratic way that the stated objectives are achieved and reduced or eliminated conflicts, it is he who must mediate interpersonal relationships within the school environment, to be the main coordinator and promoter of team work, aiming relations quality. To achieve this study a qualitative research was conducted with the preparation of a reference from the literature search, and production and application of questionnaires to managers and teachers of elementary schools in the city. After analyzing the same can be concluded that it is necessary to manager be ethical, preserve values, acting as a leader, improve communication ensuring execution of the same. Also need to have more clarity in the transfer of information, organizing time for everyone to rule the meetings ensuring the team unity, to be minimized as much as possible conflicts within the school environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectRelações interpessoaispor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectManagereng
dc.subjectInterpersonal relationseng
dc.titleGestão escolar e as relações interpessoais em escolas de educação infantilpor
dc.title.alternativeSchool management and interpersonal relations in schools early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAs pessoas são seres sociais que necessitam estar em constante interação com seus semelhantes. São elas que formam o ambiente escolar, que possuem cultura e valores diferentes, fatores estes que acabam interferindo diretamente nessas relações. Essas diferenças é que acabam gerando muitas vezes os conflitos e dificultam o trabalho em equipe. Por isso faz-se necessário analisar a formação e as relações interpessoais de gestores e professores diante de conflitos ocasionados por problemas de relacionamento nas Escolas Municipais de Educação Infantil no município de Soledade/RS. Cabe ao gestor através de ações garantir de forma democrática que os objetivos estabelecidos sejam alcançados e os conflitos reduzidos ou eliminados, é ele quem deve mediar ás relações interpessoais dentro do ambiente escolar, por ser o principal articulador e incentivador do trabalho da equipe, visando relações de qualidade. Para a concretização desse estudo foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com a elaboração de um referencial a partir da pesquisa bibliográfica, e confecção e aplicação de questionários a gestores e professores das escolas de educação infantil do município. Após a análise dos mesmos pode-se concluir que é necessário ao gestor ser ético, preservar valores, agir como líder, melhorar a comunicação garantindo uma efetivação da mesma. Também precisa ter mais clareza no repasse de informações, organizando o tempo para que todos possam se pronunciar nas reuniões zelando pela unidade da equipe, para que sejam minimizadas o mais possível os conflitos dentro do ambiente escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto