A participação das crianças na gestão democrática na educação infantil: reflexões a partir de um estudo de caso realizado numa escola pública de Ijuí - RS
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Data
2014-11-28Autor
Trindade, Débora Francieli Vercelino da
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A gestão das escolas infantis públicas deve ser democrática. Existem mecanismos de democratização do ensino e entre eles está órgãos colegiados como o conselho escolar. O objetivo do presente estudofoi de observar a atuação e formação do Conselho Escolar em uma escola infantil de Ijuí - RS e a inclusão das crianças nas tomadas de decisões. Para tanto, apresento um breve levantamento acerca das políticas públicas que atualmente regem a gestão escolar no âmbito das escolas públicas no município de Ijuí - RS, enfocando, em particular, a composição e atribuições do Conselho Escolar no âmbito das escolas de educação infantil. A partir de tais dados, busco investigar quais as percepções dos participantes do Conselho Escolar sobre a importância deste órgão colegiado para a gestão democrática e como ocorre a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar, em particular, das crianças. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma escola de educação infantil pública de Ijuí RS sendo realizadas visitas, aplicação de questionários aos representantes do conselho escolar e uma roda de conversas com as crianças. Este estudo evidenciou a importância de ampliarmos os estudos e debates acerca dos processos de gestão democráticas no âmbito das escolas de educação infantil, em particular, ampliando e diversificando as estratégias que possam fomentar efetivamente e promover a escuta e a participação das crianças em tais processos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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