Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarcuzzo, Patrícia
dc.creatorRadünz, Amanda Petry
dc.date.accessioned2017-10-09T20:25:44Z
dc.date.available2017-10-09T20:25:44Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11828
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Letras - Licenciatura em Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, RS, 2017.por
dc.description.abstractO Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é aplicado na instituição uma vez por semestre para a comunidade acadêmica que precisa comprovar a competência em leitura acadêmica em língua adicional. O objetivo deste estudo é 1) identificar em que medida é possível relacionar os tipos e enfoques das questões com os índices de acertos e de erros dos examinandos e 2) identificar os aspectos da linguagem que cada questão exige que os examinandos reconheçam em seis edições do TESLLE de inglês. O corpus do estudo é composto por seis edições do TESLLE de inglês aplicadas entre o primeiro semestre de 2014 e o último semestre de 2016. Os resultados apontam que as questões mais recorrentes são as do tipo pergunta e resposta, e enfocam aspectos textuais, semânticos e pragmáticos. A relação entre os tipos e os enfoques das questões e os índices de acertos e de erros não é clara. Entretanto, podemos relacionar o tipo de questão associação com altos índices de acertos e o tipo acordo ou desacordo com altos índices de erros. Da mesma forma, as questões que enfocam em funções de partes do texto, gênero e tradução estão relacionadas com altos índices de acertos, enquanto que as questões que enfocam a inferência estão relacionadas com altos índices de erros. A análise mostrou que os examinados estão gradualmente alcançando melhores resultados no TESLLE de inglês.por
dc.languageengpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTESLLEeng
dc.subjectEnfoques de questãopor
dc.subjectLinguística sistêmico-funcionalpor
dc.subjectTipos de questãopor
dc.subjectKinds of questionseng
dc.subjectFoci of questionseng
dc.subjectSystemic-functional linguisticseng
dc.titleThe UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scorespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLetras - Licenciatura em Inglês e Literaturas da Língua Inglesapor
dc.description.resumoThe Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) is applied in the institution once a semester for the academic community that needs to prove additional language academic reading competence. The objective of this study is 1) to identify to what extend it is possible to relate the kinds and foci of questions with the indexes of successes and errors by the testees and 2) to identify the aspects of language that each question requires that the testees recognize in six editions of the English TESLLE. The corpus of the study is composed of six editions of the English TESLLE applied between the first semester of 2014 and the last semester of 2016. The results point that the most recurrent questions are the ones of the kind question and answer, and focus on textual, semantic and pragmatic aspects. The relation among the kinds and foci of questions and the indexes of successes and errors is not clear. However, we can relate the kind of question association with high indexes of successes and the kind agree or disagree with high indexes of errors. Likewise, the questions that focus on speech functions, genre and translation are related to high indexes of successes, while the questions that focus on inference are related to high indexes of errors. The analysis showed that the testees are gradually reaching better scores in the English TESLLE.eng
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto