Navegação TCC Letras - Licenciatura por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 29
-
Sistemas de atividades do estágio obrigatório de cursos de licenciaturas em três perspectivas
(2016-12-14)O objetivo deste trabalho é identificar o sistema de atividades dos estágios obrigatórios de observação e docência do Curso de Licenciatura em Letras/ Inglês da UFSM, sob três perspectivas: 1) dos documentos legais, ... -
The UFSM English TESLLE – a study about kinds, foci and linguistic aspects of the questions and the testees’ scores
(2017)The Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) of the Federal University of Santa Maria (UFSM) is applied in the institution once a semester for the academic community that needs to prove additional ... -
O aspecto cultural presente nos livros didáticos “Cercanía Joven 2” e “Enlaces 2” do PNLD
(2017-07-11)O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal discutir o papel e a “imagem” da cultura, construídos nos livros didáticos destinados aos alunos do segundo ano do Ensino Médio da rede básica de ensino ... -
Male domination and diversity in The Hobbit
(2017-07-18)This paper aims to analyze the diversity of masculine figures in The Hobbit, a fantasy novel written by J.R.R. Tolkien.Some elements of the Fantasy genre are introduced, in order to locate the analyzed novel in its literary ... -
Subjetividade, humor e argumentação: considerações analíticas sobre o Ethos em textos jornalísticos
(2018)O presente estudo tem por objetivo compreender a constituição do ethos discursivo em textos jornalísticos a partir da análise de pistas enunciativas, discursivas e pragmáticas mapeadas em nosso corpus de pesquisa, as quais ... -
Uma proposta didática com o aplicativo Duolingo para a aprendizagem de ELE
(2018-05-04)Este trabalho apresenta como principal objetivo o de oferecer uma proposta didática com o uso do Duolingo para o ensino de espanhol como língua estrangeira. A escolha da temática justifica-se pelo grande uso da tecnologia ... -
Abordagem Intercultural Significativa: uma experiência didática envolvendo narrativas
(2019-07-17)Esta monografia de graduação busca discorrer sobre uma experiência didática que envolveu narrativas, por meio de uma abordagem intercultural durante as aulas como professora estagiária da disciplina de Espanhol, ministrada ... -
O sexismo na língua sob a perspectiva do Manual Prático de Linguagem Inclusiva, de André Fischer
(2022-02-16)A presente pesquisa vincula-se à experiência proporcionada no grupo de pesquisa “A Manualização do Saber Linguístico: O Processo de Produção de Guias de Linguagem Inclusiva”, que integra o Programa de Educação Tutorial ... -
Teaching english through fanfiction in high school: a motivational proposal supported by genre-based pedagogy
(2022-11-18)O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta didática para o ensino da leitura e escrita da Língua Inglesa através do gênero Fanfiction, com o propósito de aprofundar o conhecimento dos alunos no âmbito ... -
O discurso de Getúlio Vargas e políticas de língua: movimento da memória no imaginário de nacionalidade
(2023-02-09)Esta pesquisa trata do imaginário de nacionalidade presente no discurso de posse de Getúlio Vargas na Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1943, a partir da reflexão sobre o modo como a memória é atualizada e funciona ... -
The Last of Us - Part II: a social-semiotic analysis of a digital game to support pedagogical practices in language teaching
(2023-02-20)Não possui resumo. -
Confronto de identidades culturales en Naufragios de Álvar Núñes Cabeza de Vaca
(2023-04-19)Álvar Núñez Cabeza de Vaca fue uno de los más inusuales conquistadores del Nuevo Mundo y, por eso, una mirada sobre las crónicas de sus aventuras es preciosa para comprender el proceso de colonización. El objetivo del ... -
Entre cânone e marginalização: o ensino de literatura africana e afro-brasileira no livro didático do Ensino Médio
(2023-07-04)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar o letramento em literatura afro-brasileira por meio do livro didático no ensino médio, embasando-se na lei n. 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da ... -
O ensino de literatura e letramento literário: uma análise através do livro didático no 9º ano do Ensino Fundamental
(2023-07-05)Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar de que forma o letramento literário e a literatura são desenvolvidos no livro didático de língua portuguesa. O desenvolvimento do letramento literário se faz ... -
Victor as a God, or the parallels between creator and creature: an analysis of the monstrous aspects of Victor Frankenstein and their consequences upon his offspring
(2023-07-17)Este artigo analisa a recusa de responsabilidade de Victor Frankenstein sobre suas ações, escolhas, e em última análise, sua própria criação, sua prole, em Frankenstein ou, o Prometeu Moderno, de Mary Shelley, primeiramente ... -
Tutor´s mediation in online teaching: describing the interaction and the implementation of the multiliteracies pedagogy at the E-3D Course for teens offered by LabEOn
(2023-07-18)O E-3D é um curso básico de Língua Inglesa on-line ofertado pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online(LabEOn), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com estudantes e pesquisadores ... -
La monstruosidad presente en el cuento Cabeza Voladora de Mónica Ojeda
(2023-07-20)En los últimos años de la pandemia mundial de COVID-19 se ha desarrollado una producción de narrativas latinoamericanas – en su mayoría, hechas por escritoras mujeres – que exploraron elementos de lo fantástico – esa ... -
La música como herramienta en la enseñanza de Lengua Española
(2023-11-21)O objetivo deste trabalho é discutir sobre a importância e o uso da música nas aulas de E/LE1, cuja proposta é ofertar uma ótima experiência de aprendizagem devido à interdisciplinaridade que ela nos oferece no panorama ... -
O processo de reescrita na construção argumentativa: uma análise a partir das produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
(2023-12-07)A escrita ocupa um papel central na sociedade contemporânea, determinando o acesso a condições básicas para a existência. Desse modo, é a escola que deve possibilitar o desenvolvimento desta ferramenta social, preparando ... -
Letramento literário na educação de jovens e adultos integrada à educação profissional: uma metodologia crítico-transformadora
(2023-12-12)A Educação de Jovens e Adultos se torna uma modalidade da educação básica a partir da Lei de Diretrizes e Bases (Lei/9.394/96), desde então, é necessário pensar nas políticas públicas que englobam a modalidade e como propor ...