Uma proposta didática com o aplicativo Duolingo para a aprendizagem de ELE
Visualizar/ Abrir
Data
2018-05-04Autor
Ribeiro, Thágila da Silveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho apresenta como principal objetivo o de oferecer uma proposta didática com o uso do Duolingo para o ensino de espanhol como língua estrangeira. A escolha da temática justifica-se pelo grande uso da tecnologia em nosso cotidiano, possibilitando inúmeras vantagens. Neste sentido, torna-se relevante o uso da tecnologia na educação, uma vez que, unida aos conteúdos escolares possibilita uma educação de melhor qualidade e motivadora para os alunos. Para concretizar tal objetivo, optou-se pela pesquisa qualitativa. Realizamos um levantamento bibliográfico de temas relacionados à internet, gamificação, dispositivos móveis, aplicativos, entre outros. Após a seleção bibliográfica, a autora fez o uso do aplicativo, a fim de ter um maior conhecimento acerca do Duolingo, para melhor destacar os pontos positivos e negativos do uso. Como referencial teórico, foram utilizados os estudos de Leffa (1988; 2007; 2014; 2016), Paiva (2012; 2015), Bohn (2012), Alda, (2014; 2016) e Quadros (2014). Como resultados da análise do aplicativo e da apresentação de uma proposta didática com o uso do Duolingo, foi possível destacar a importância de pensar o ensino de espanhol para além de uma abordagem, puramente, tradicional. Em conclusão, a presente pesquisa destaca a relevância do uso das tecnologias em sala de aula, propiciando motivação e autonomia aos alunos, assim valorizando o aluno e tornando o processo de aprendizagem mais significativo.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: