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dc.contributor.advisorAquistapasse, Lusa Rosangela Lopes
dc.creatorPires, Camile Weber
dc.date.accessioned2017-10-16T12:51:34Z
dc.date.available2017-10-16T12:51:34Z
dc.date.issued2013-12-16
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11854
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Design para Estamparia, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe present investigation shows the studies ad results of a Project in Design of Textile Surface, having as referential the cheetah fabric, where the print served as basis in the creation of a fashion collection. For so, the research based itself in the adaptation of methodologies from Bruno Munari (1998) and Bernard Löbach (2001) as referential tools in the project step. To reach the objective, simultaneously with the creative process and the generation of alternatives, it was done the research around three distinctive lines: the (i) first approaches the cheetah history and describes its characteristics, which were used as reference in the creative process; the (ii) second treats about the contents on the designmultidisciplinarity, relating the graphic with surface design and fashion; to finish (iii), the realization of a research about textile surface, fabric properties and textile beneficial methods. In the results, it is evidenced that the adaptation of methodologies from the draws based in photographic referential, following the same visual language which compounds a print collection, with the features associated to cheetah where some were applied in pieces of clothing.The prototypes obtained are presented in four lines of prints which are: Calendula, Poppy, Lily and Hibiscus.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstampa de chitapor
dc.subjectDesenho de superfície têxtilpor
dc.subjectModapor
dc.subjectCheetah printeng
dc.subjectTextile surface draweng
dc.subjectFashioneng
dc.titleEstampa de chita: o floral e as superfícies têxteis visando uma coleção de modapor
dc.title.alternativeCheetah printing: floral surfaces and seeking a collection of textiles fashioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDesign para Estampariapor
dc.description.resumoA presente investigação apresenta os estudos e os resultados de um projeto em Design de Superfície Têxtil, tendo como referencial o tecido de chita, onde as estampas serviram como subsidio na criação de uma coleção de moda. Para tanto a pesquisa embasou-se na adaptação das metodologias de Bruno Munari (1998) e Bernard Löbach (2001) como ferramentas referenciais na etapa projetiva. Para alcançar esse objetivo, simultaneamente com o processo criativo e geração de alternativas foram realizadas pesquisas em torno de três linhas distintas: o (i) primeiro aborda a história da chita e descreve suas características, as quais foram utilizadas como referência no processo criativo; o (ii) segundo trata de conteúdos sobre a multidisciplinaridade do design, relacionando o gráfico com o design de superfície e moda; por fim (iii), a realização de uma pesquisa sobre a superfície têxtil, propriedades dos tecidos e métodos de beneficiamento têxtil. Nos resultados, constata-se a adaptação das metodologias através de desenhos baseados em referenciais fotográficos, seguindo uma mesma linguagem visual que compõem uma coleção de estampas, com as características associadas às chitas onde algumas foram aplicadas a peças de vestuário. Os protótipos obtidos são apresentados em quatro linhas de estampas que são: Calêndula, Papoula, Lírio e Hibisco.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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  • Design para Estamparia [61]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Design para Estamparia

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