Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorElesbão, Ivo
dc.creatorLodi, Gelson
dc.date.accessioned2017-10-20T12:49:14Z
dc.date.available2017-10-20T12:49:14Z
dc.date.issued2014-08-22
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11896
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractlight of formal guarantees arising from the democratization of the state and the struggles of civil society organizations as well, to understand the historical process of school management education in Brazil, making some inquiries and some observations through a qualitative approach to democratic governance in the public schools in the municipality of Camargo, emphasizing the role of the public manager in the process of building a democratic public school quality. Understanding the process of knowledge construction and the citizenship of their subjects, as agents capable of boosting the transformations require school building and the consolidation of democratic school management tools, while tools oxygenation relations established between school and the community, able to bring theory and practice in the democratization and the fulfillment of the social function of the school process, with the clarity that these tools alone will not ensure democratic management, one should appreciate other areas of participation already consolidated, considering the reality in which the school is located.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestor públicopor
dc.subjectGestão escolar democráticapor
dc.subjectInstrumentos de gestão democráticapor
dc.subjectPublic managereng
dc.subjectDemocratic school managementeng
dc.subjectInstruments of democratic managementeng
dc.titleA gestão democrática da escola pública municipal de Camargopor
dc.title.alternativeThe democraticmanagement ofpublicmunicipal school from Camargoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Camargo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo busca trazer algumas reflexões a cerca da gestão pública democrática a luz das garantias formais decorrentes da redemocratização do estado e das lutas da sociedade civil organizada, bem como, compreender o processo histórico de gestão escolar da educação no Brasil, fazendo alguns questionamentos e algumas observações através de uma abordagem qualitativa sobre a gestão democrática nas escolas públicas no Município de Camargo, enfatizando o papel do gestor público no processo de construção de uma escola pública democrática e de qualidade. Compreender que o processo de construção do conhecimento e a formação da cidadania dos seus sujeitos, enquanto agentes capazes de impulsionar as transformações desejadas requerem da escola a construção e a consolidação de instrumentos democráticos de gestão escolar, enquanto ferramentas de oxigenação das relações que se estabelecem entre escola e a comunidade, capazes de aproximar a teoria da prática no processo de democratização e do cumprimento da função social da escola, com a clareza de que estes instrumentos por si só não garantem a gestão democrática, devendo-se valorizar outros espaços de participação já consolidados, considerando a realidade na qual a escola está inserida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto